1° Congresso Estadual de Engenharia e Geociências
Profissionais do Estado debateram sobre inovação e sustentabilidade nos dias 05 e 06 de dezembro, no SENAI Getúlio Vargas em Belém.20 de dezembro de 2024, às 10h49 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Com o tema Inovação e Inclusão Construindo um Futuro Sustentável no Pará a COP30. O 1° Congresso Estadual de Engenharia e Geociências, que aconteceu nos dias 05 e 06 de dezembro, no auditório do SENAI, Getúlio Vargas, em Belém, profissionais do Estado debateram com apresentação de painéis, palestras e workshops falando sobre desenvolvimento sustentável, revitalização urbana, inteligência artificial na engenharia e mudanças climáticas.
No primeiro dia de programação, como mestre de cerimônia, o Jornalista Paraense, João Jadson, saudou diretores do Conselho, Conselheiros, Inspetores, representantes de associações e institutos, assim como o público presente de forma online e presencial. A Presidente do CREA-PA, Eng.ª Civil Adriana Falconeri, cumprimentou a todos, “é uma honra receber todos aqui, Conselheiros, Profissionais, Presidente Vinicius e público participante de forma online. “O cidadão paraense precisa estar inserido nesse movimento, nesta educação diária, como os resíduos, com a educação dentro de casa” – disse.
Em seguida a Presidente deu a palavra para o Eng. Civil, Edson Kuwahara, Diretor Financeiro da Mútua, que representou o Presidente da Mútua Nacional, Joel Krüger “em nome do Presidente Joel, não poderia deixar de participar desse evento. A Mútua é um braço assistencialista do sistema, é um acolhedor, onde a gente se sente acolhido”.
O evento contou com a presença ilustre do Secretário Nacional de Infraestrutura, crédito e investimento no turismo, sendo a Palestra Magna, de Carlos Henrique Sobral que comentou sobre o setor hoteleiro, que terá um significativo enorme para o estado do Pará, com a realização da COP30 ano que vem, além de ter citado a primeira escola do Brasil para capacitação ligada diretamente ao turismo.
Iniciando os painéis com profissionais das áreas de Engenharias, como palestrantes e moderadores. O Painel sobre a “Inteligência Artificial na Engenharia de Projetos”, contou com a presença de Sérgio Henrique, Engenheiro de Controle e Automação; Eduardo Cavalcanti, Engenheiro Civil, Especialista em IA; Vice-presidente do CREA-PA Everton Ruggeri, Engenheiro de Controle e Automação e Andreia Conduru, Eng.ª Civil, Conselheira Federal, moderadora do painel.
Na programação da tarde, do dia 05, na Presença do Presidente do CONFEA, Eng. de Telecomunicações Vinicius Marchese, participou do painel “o Papel da Engenharia na Criação de Cidades Inteligentes” e trouxe os profissionais, Eng. sanitarista, Rodrigo Rodrigues; Katiucia Nascimento, Eng.ª. sanitarista e da Presidente Adriana Falconeri, moderadora do painel.
“Por meio da estrutura, da Mútua, dos Creas, instituições de ensino e empresas de engenharias, precisamos ter esse cuidado com os nossos profissionais para a melhor orientação sobre o papel de nosso sistema. Quando vocês ouvirem falar de mudanças climáticas, catástrofes, desastres e adaptação da cidade para receber a COP, escutem e observem oportunidades” disse Vinicius.
O painel sobre os Impactos das Mudanças Climáticas nos oceanos e na Amazônia: Como o aumento da temperatura global afeta os ecossistemas marinhos e fluviais, teve a palestra de Maâmar El-Robrini, Geólogo e Doutor em Geologia Marinha; da Karina Palheta, Geofísica; de José Raimundo, Meteorologista e Cleber Barata, Geólogo e moderador do painel. Os profissionais apresentaram como o aumento da temperatura global está impactando os ecossistemas marinhos e fluviais. Após o painel, teve uma apresentação de dança, com o talentoso dançarino campeão da Dança dos Famosos 2023, Rolon Ho, com o famoso estilo paraense, o Brega.
Dando continuidade na programação dos painéis, teve apresentação sobre a “Inspeção Predial e a Nova Lei no Pará: Oportunidades de Mercado e Checklist para Inspeções Prediais Eficazes” contou com os profissionais do mercado, Eng. Civil Murilo Reis; Eng. Civil Gildeon Sena e do Presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Pará – IBAPE-PA, Hugo Aquino, Eng. Civil e moderador.
Finalizando a programação do primeiro dia, o painel “O profissional do Futuro: Conectando Habilidades às ODS por Meio da Inovação e Tecnologia” Caroline Burtet, do CREA-SC, Engª. Civil; Miércio Cardoso, Eng. de Telecomunicações; Eng. Agrônomo e Florestal, Deyvison Medrado e Eng. Sanitarista e moderador, Diretor Geral da Mútua-PA, Josué Rocha, comentaram sobre as oportunidades de discutir o futuro das profissões e o impacto da tecnologia nas ODS.