Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/12-cep-do-crea-pa-define-propostas-e-delegados-para-compor-a-comitiva-no-congresso-nacional-de-profissionais-cnp/>.
Acesso em 03/10/2025 às 02h29.

12° CEP do CREA-PA define Propostas e Delegados, para compor a comitiva no Congresso Nacional de Profissionais (CNP)

Com o tema “Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento das Cidades”, o Congresso é a culminância de uma ampla jornada de escuta e participação entre os profissionais.

11 de agosto de 2025, às 12h02 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

De 5 e 6 de agosto no Auditório David Mufarrej, na Universidade da Amazônia (UNAMA) Campus Alcindo Cacela foi realizado o 12° Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA, evento gratuito e destinado exclusivamente aos profissionais registrados no sistema CONFEA/CREA e Mútua, para definir propostas e eleger os representantes que levarão as pautas do Pará para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

Na mesa de abertura estiveram presentes: A Presidente do CREA-PA, Engenheira Civil, Adriana Falconeri; vice-presidente do CREA-PA, Eng. de Controle e Automação, Everton Ruggeri; Diretora Financeira da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-PA (Mútua-PA) Engenheira Ambiental, Thais Braga; Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Alex Carvalho; Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão e Coordenador do Comitê COP30 pela UNAMA, professor e Dr. João Claudio Tupinambá Arroyo e a Secretária Executiva de Obras e Infraestrutura de Belém (SEINFRA), Geofísica, Engenheira Civil, Danusa Mayara de Souza.

A programação contou com palestras, apresentação do Talk Show sobre “Política, Tecnologia e Sustentabilidade na cidade da COP30”, em seguida foi o momento para falas institucionais com a apresentação do Regimento Interno do CEP, que foi aprovado entre os participantes no evento. Após o intervalo de almoço, os profissionais participaram simultaneamente de painéis temáticos, ligados à “Infraestrutura Climática”, “Engenharia Pública”, “Acessibilidade e Mobilidade Urbana”, “Saneamento Básico” e “Desenvolvimento Sustentável Energético” que reuniu especialistas com o propósito de debater soluções técnicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do país.

No segundo dia de evento, os delegados eleitos nos Encontros Microrregionais, apresentaram as propostas aprovadas, durante os eventos realizados nos interiores do Estado. A Presidente do CREA-PA, Engenheira Civil Adriana Falconeri, ressalta o papel central dos profissionais nesse processo de transformação social. “Esse é o momento de fazer valer a nossa voz técnica. O Pará vive um momento estratégico para o país e o mundo, e os profissionais do nosso sistema têm muito a contribuir com propostas viáveis, inovadoras e alinhadas aos desafios climáticos e sociais do nosso tempo.”

 

Presidente do CREA-PA, Engenheira Civil Adriana Falconeri.

 

Em seguida os participantes reuniram em grupos de trabalho, um espaço dedicado à integração da comunidade técnica paraense, para a definição de propostas apresentadas durante o CEP. Esse momento de interação ressalta o trabalho feito para criação de soluções sustentáveis para a sociedade paraense.

ELEIÇÃO DE PROPOSTAS E DELEGADOS
O Vice-presidente do CREA-PA, Eng. de Controle e Automação, Everton Ruggeri e o Conselheiro, Coordenador da Câmara de Especializada de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Química, Eng. Naval Breno Farias divulgaram as propostas aprovadas, pelo Sistema de votação do CONFEA, ao todo foram 10 propostas para serem apresentadas no CNP. Entre a mais votada, a proposta de “Formação Técnica para o Fortalecimento da Engenharia Pública para a Captação de Recursos Sustentáveis” ficou com 88,31% de votos entre os profissionais.

As eleições entre Delegados, foram divididas com mandato institucional, com mandatos honoríficos e sem mandato. Em votação foram definidos ao todo 15 delegados. Com 82,95% a mais votada entre delegados com mandato, foi a Engenheira Química, Rosilene Gomes, em contrapartida, a Engenheira de Minas, Brissa Karoliny foi a mais votada entre os candidatos sem mandato.

 

Engenheira Química, Rosilene Gomes.

 

12° CEP
O Congresso é a culminância de uma ampla jornada de escuta e participação que passou por 13 municípios paraenses, por meio das chamadas etapas microrregionais. As sugestões aprovadas serão levadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), promovido pelo CONFEA. Segundo o Artigo 1° do Anexo II da Resolução nº 1.013 de 2025, apresenta-se a seguinte definição:
“O Congresso Nacional de Profissionais – CNP é um fórum organizado pelo CONFEA, apoiado pelos CREAs e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando a valorização dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.”

A iniciativa conta com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – e reforça o compromisso do Sistema CONFEA/CREA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo o diálogo técnico e institucional para o fortalecimento da atuação profissional na transformação das cidades paraenses.