12° CEP em Dom Eliseu reforça o compromisso na Qualidade Ambiental do Rio Água-Suja
No Auditório da SICOOB o evento reuniu especialistas, autoridades locais, profissionais e acadêmicos.11 de julho de 2025, às 10h10 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará – CREA-PA realizou na última segunda-feira (07 de julho) o Encontro Microrregional do 12º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA (CEP-PA) no sudoeste paraense, em Dom Eliseu, cidade banhada pelo Rio Gurupi, que pertence a microrregião de Paragominas.
O evento reuniu especialistas, autoridades locais, profissionais e acadêmicos das Engenharias e Geociências, com o objetivo de promover o diálogo, a escuta ativa e a formulação de propostas que impactem positivamente o desenvolvimento das cidades paraenses.
Estiveram presentes na mesa de abertura: Presidente do CREA-PA, Eng.ª Civil Adriana Falconeri; Conselheiro do CREA-PA e Membro da Comissão do 12º CEP, Eng. de Minas André Branches; Inspetor do CREA-PA em Dom Eliseu, Eng. Civil Eloísio Cácio; Vice-Prefeito de Dom Eliseu, José Antônio; Vice Presidente da Câmara Municipal de Dom Eliseu, Paulo Cesár; Secretário Municipal de Infraestrutura, Sebastião Pereira dos Santos; Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Adálio Júnior; Diretor do Campus da UFRA de Paragominas, Gustavo Alves; Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Dom Eliseu, Cleide Cavalcante e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Cabo Alécio.
Estavam presentes no evento, mas não compuseram a mesa: o Conselheiro Augusto Pedroso, da Câmara de Agronomia e o Secretário Municipal de Administração de Dom Eliseu, George Guilherme dos Santos Ribeiro.
Durante o evento, foram definidos os nomes dos delegados eleitos que representarão a microrregião no 12º CEP. São eles: Inspetor do CREA em Dom Eliseu, Eloísio Cácio e o Diretor do Campus da UFRA em Paragominas, Gustavo Alves.
“A gente precisa tratar e falar muito mais da engenharia, com sanidade para a população saber como a engenharia trabalha, com qualidade de vida e desenvolvimento para o município” ressaltou a Presidente Adriana.

O Rio Água Suja é a principal fonte de abastecimento do município de Dom Eliseu, e foi nesse contexto que o Eng. Agrônomo Raimundo Salazar recebeu a proposta aceita no CEP, com “A Recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Água Suja”.
Segundo o eixo temático do encontro “Qualidade Ambiental: Supressão de Vegetação” a proposta aceita tem como objetivo a Recuperação das Áreas degradadas, com o Plano de Ação de Educação Ambiental e a parceria público-privada no Monitoramento da Qualidade da Água no município.
12° CEP
As sugestões aprovadas durante os encontros microrregionais serão levadas ao Congresso Estadual e, posteriormente, ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), promovido pelo CONFEA. Segundo o Artigo 1° do Anexo II da Resolução nº 1.013 de 2025 , apresenta-se a seguinte definição:
“O Congresso Nacional de Profissionais – CNP é um fórum organizado pelo CONFEA, apoiado pelos CREAs e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à valorização dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.”
A iniciativa conta com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – e reforça o compromisso do Sistema CONFEA/CREA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo o diálogo técnico e institucional para o fortalecimento da atuação profissional na transformação das cidades paraenses.