Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/12-cep-em-santarem-debate-o-papel-dos-engenheiros-e-geocientistas-no-cenario-da-cop30/>.
Acesso em 08/08/2025 às 09h52.

12° CEP em Santarém debate o Papel dos Engenheiros e Geocientistas no Cenário da COP30

Realizado no Auditório da UFOPA do município, evento reuniu especialistas, autoridades locais, profissionais e acadêmicos.

16 de julho de 2025, às 11h38 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O principal centro urbano financeiro, comercial e cultural do oeste do Estado do Pará, o município de Santarém, banhado pelo Rio Tapajós, foi palco na última sexta-feira (11 de julho) do Encontro Microrregional do 12º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA (CEP-PA). Eventos que reúne especialistas, autoridades locais, profissionais e acadêmicos das Engenharias e Geociências, com o objetivo de promover o diálogo, a escuta ativa e a formulação de propostas que impactem positivamente o desenvolvimento das cidades paraenses.

Estiveram presentes na mesa de abertura: Representando o Sistema CONFEA/CREA e Mútua a Presidente do CREA-PA, Eng.ª Civil Adriana Falconeri; Vice-presidente do CONFEA, Eng. Florestal Nielsen Christianni; Vice-presidente do CREA-PA e Coordenador da Comissão do CEP, Eng. de Controle e Automação Everton Ruggeri; Diretora Financeira da Mútua-PA, Eng.ª Ambiental, Thaís Braga; Inspetora do CREA-PA em Santarém, Eng.ª Civil Thaita Costa; Representando o Poder Legislativo, Vice-prefeito de Santarém, Carlos Martins; Representando o Poder Judiciário, Promotora de Justiça da 13° Promotoria de Justiça de Santarém, Dra. Lílian Regina Furtado Braga; Representantes do Poder Executivo Municipal, Estadual e Instituições, Secretário Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos, Sérgio Gouvêa de Melo; Coordenadora de Núcleo Regional da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) Alba Valéria Serique; Coronel do 4° Grupamento Bombeiro Militar (GDM), Celso dos Santos Piquet Júnior e a Magnífica Reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Aldenize Xavier.

PROPOSTA ACEITA
Com a ênfase “O papel dos Engenheiros e Geocientistas no cenário da COP30: Desafios e oportunidades” , os participantes apresentaram propostas, para o fortalecimento da Engenharia Pública no município e discutiram programas de atuação entre os profissionais e comunidades.

Inspetora Especial em Juruti, Engenheira Civil, Bianca Jefres levou a proposta “Formação Técnica para o Fortalecimento da Engenharia Pública e Captação de Recursos Sustentáveis” que foi aceita durante o evento. A proposta apresenta situações existentes no município, como, o grande número de municípios com equipes técnicas reduzidas e pouca qualificada, a baixa taxa de aprovação de projetos junto aos órgãos de financiamento estadual e federal e obras paralisadas ou mal executadas por falhas na fase de planejamento.

Com o foco em desenvolvimento de um Programa Estadual de Capacitação Técnica específica para profissionais dos municípios do Estado do Pará, com ofertas de cursos presenciais e online, realização de oficinas práticas por região, e foco na realidade local, estimulando a criação de núcleos intermunicipais de apoio técnico para o compartilhamento de boas práticas e suporte mútuo entre os profissionais.

Durante o evento, foram definidos os nomes dos delegados eleitos que representarão a microrregião no 12º CEP. São eles: Inspetora Especial de Juruti, Engenheira Civil Bianca Jefres e a Engenheira Florestal, Rejane Guedes.

12° CEP
As sugestões aprovadas durante os encontros microrregionais serão levadas ao Congresso Estadual e, posteriormente, ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP) , promovido pelo CONFEA. Segundo o Artigo 1° do Anexo II da Resolução nº 1.013 de 2025 , apresenta-se a seguinte definição:
“O Congresso Nacional de Profissionais – CNP é um fórum organizado pelo CONFEA, apoiado pelos CREAs e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à valorização dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.”

A iniciativa conta com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – e reforça o compromisso do Sistema CONFEA/CREA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo o diálogo técnico e institucional para o fortalecimento da atuação profissional na transformação das cidades paraenses.