Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/1o-congresso-amazonico-do-meio-ambiente-conta-com-a-participacao-do-conselho-e-academicos-do-programa-creajr/>.
Acesso em 22/12/2024 às 19h54.

1º Congresso Amazônico do Meio Ambiente conta com a participação do Conselho e acadêmicos do Programa CREAJr

Congresso debateu avanços da política ambiental no Pará e preparativos para COP 30.

18 de dezembro de 2024, às 9h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Representante pelo CREA-PA, Inspetor de Ananindeua, Eng. Florestal Lucivando Moraes, além de acadêmicos das Engenharias e Geociências ligadas ao Programa CREAJr, como Juliana de Souza Silva, João Victor Marigliani Melo Lima, Layla Silva da Silva, Kaciane Santos da Silva, Layza Eduarda Cutrim Gois e Igor Miranda Barata..

O auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Bosque, recebeu na última quarta-feira, 11 de dezembro, representantes da sociedade civil, instituições e entidades de pesquisa da região amazônica, para debater temas como, ordenamento territorial pesqueiro, políticas de mitigação das mudanças climáticas e sobre a temática desde obras de infraestrutura em Belém para a realização da COP 30 no 1º Congresso Amazônico do Meio Ambiente.

Essa é uma iniciativa pioneira no País. O Congresso foi uma oportunidade de destacar essas e outras políticas de clima e meio ambiente, de transição para uma economia verde. Marcou presença no evento o representante pelo CREA-PA, Inspetor de Ananindeua, Eng. Florestal Lucivando Moraes, além de acadêmicos das Engenharias e Geociências ligadas ao Programa CREAJr, como Juliana de Souza Silva, João Victor Marigliani Melo Lima, Layla Silva da Silva, Kaciane Santos da Silva, Layza Eduarda Cutrim Gois e Igor Miranda Barata.

 

Juliana de Souza Silva, acadêmica da UFRA do 6° Semestre de Agronomia, comentou sobre a sua participação no evento e do Programa CREAJr do CREA-PA.

“Minha participação no CREAJr e em eventos como o 1° Congresso Amazônico de Meio Ambiente e pré-COP representa uma oportunidade de crescimento profissional, desenvolvimento de habilidades técnicas, conhecimentos sobre pautas importantes e visão de como ser um profissional que contribua para a preservação e regaste do Meio Ambiente, contribuindo para a sustentabilidade. Estar em eventos que inclua, a nós estudantes, reforça nosso compromisso com a responsabilidade ambiental, fomenta a visão global e nos inspira a nos engajarmos em questões ambientais, consolidando nosso papel como líder e agente de mudanças positivas” disse Juliana.

“Sendo assim, é de suma importância toda a acessibilidade que o CREAJr nos possibilita. Fazendo nos enxergarmos como os profissionais do futuro e do agora. Para que, de alguma maneira, transformemos as situações alarmantes que o nosso planeta vem sofrendo” complementou.

O Eng. Florestal Lucivando ressalta que precisamos entender qual o papel de cada ator da sociedade nesse contexto, que esse espaço foi o momento de ouvir vários atores para que de forma conjunta possam ser alcançado esses objetivos.

“O CREA deve fazer presente nesses eventos e está envolvido na discussão para que a realização de obras e serviços, sejam executados por profissionais devidamente habilitados naquela área” informou Lucivando.