2ª edição do Fórum de Mineração de Parauapebas conta com palestras do CREA-PA
O CREA-PA esteve presente no FMINP com o painel “Fechamento de mina e modelos de transição econômica para municípios mineradores.”28 de novembro de 2025, às 8h59 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

No Sudeste Paraense, em Parauapebas, a Prefeitura do município realizou mais uma grande rodada de diálogos sobre desenvolvimento sustentável e futuro do setor mineral, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará – CREA-PA marcou presença no Fórum de Mineração de Parauapebas com o painel sobre “Fechamento de mina e modelos de transição econômica para municípios mineradores.”
Estiveram presentes a Presidente do CREA-PA, Engenheira Civil, Adriana Falconeri; o Conselheiro, Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Minas, Eng. de Minas, André Branches e da Inspetora e Presidente da Associação Paraense de Engenheiros de Minas, ASSOPEM, Engenheira de Minas, Brissa Parentoni.

O evento reuniu especialistas e instituições para debater caminhos estratégicos para o futuro da mineração no município, com foco em políticas públicas, inclusão, empreendedorismo e novas oportunidades. Com temas relacionados ao Cooperativismo, empreendedorismo, fomento na mineração, e do papel e o fortalecimento da mulher no setor mineral.
A Presidente do Conselho, Adriana Falconeri esteve novamente presente na TV Correio de Parauapebas conversando sobre a importância da engenharia e da atuação de profissionais e empresas habilitadas. Durante o FMINP, o CREA-PA e a Prefeitura de Parauapebas assinaram um Termo de Cooperação Técnica que fortalece a fiscalização, a troca de informações e a atuação conjunta em obras e serviços de engenharia no município. A parceria reforça o compromisso de garantir segurança, responsabilidade técnica e desenvolvimento sustentável para a região.
Espaços de diálogo sobre mineração responsável, inovação e desenvolvimento sustentável.
A 2ª edição do Fórum de Mineração de Parauapebas (FMINP) aconteceu na última terça-feira (25) no Centro Cultural do município, e consolida como espaço de construção coletiva, ampliando o diálogo entre instituições e fortalecendo a atuação de Parauapebas como referência nacional em debates sobre mineração e desenvolvimento territorial.
O evento reafirma o compromisso do município com a inovação, a sustentabilidade e a promoção de políticas públicas que conectem pessoas, conhecimento e oportunidades para um futuro mais equilibrado e próspero.





