Disponível em <https://creapa.org.br/89-anos-do-crea-pa-e-celebrado-em-sessao-solene-na-assembleia-legislativa-do-para/>.
Acesso em 19/04/2024 às 15h07.

89 anos do CREA-PA é celebrado em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Pará

24 de abril de 2023, às 17h06 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Para marcar as celebrações dos 89 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), foi realizada nesta segunda-feira, 24 de abril, uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa. O evento, proposto pelo deputado estadual Erick Monteiro, reuniu lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, representantes de órgãos governamentais, entidades de classe e instituições de ensino, além de empresários, profissionais, professores, estudantes e funcionários do Conselho.

Na ocasião, a presidente do CREA-PA, Adriana Falconeri, defendeu a necessidade do fortalecimento das políticas públicas e das bancadas de representação parlamentar do Estado, para o ingresso de um maior volume de recursos a serem empregados e investidos a região e no Estado do Pará em particular. Pediu aos deputados apoio na luta pela criminalização do exercício ilegal da engenharia, a exemplo do que acontece com a medicina. E o aproveitamento, melhor uso, e valorização dos profissionais da engenharia e da arquitetura para o combate às enchentes e outros fenômenos naturais. “O problema não é a chuva, e sim, estarmos preparados para agir nestas situações. E reivindicou maior investimentos pelo poder público em obras de saneamento. “Estas obras representam também investimentos na saúde da população”.

O deputado estadual Erick Monteiro foi homenageado com uma placa concedida pelo CREA, devido a sua iniciativa de propor a comemoração da homenagem aos 89 anos do Conselho. O parlamentar, em seguida, agradeceu a homenagem e propôs uma parceria, inicialmente com a prefeitura de Ananindeua, de uma assinatura de cooperação técnica de fomento e “para que novos profissionais se apaixonem pela coisa pública, que sirva de incentivo e de aproximação entre a gestão pública e a engenharia”.

Homenagens – Durante a sessão, a Alepa homenageou profissionais do Sistema, incluindo a presidente do CREA-PA, engenheira civil Adriana Falconeri; a diretora da Caixa de Assistência dos Profissionais – Mútua, engenheira Ambiental Paula Pinheiro; e os ex-presidentes do Conselho, que deram sua contribuição e participação na história do CREA paraense.

O maior Conselho profissional da Região Norte

O CREA-PA reúne a maior comunidade profissional do Estado entre engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos,  meteorologistas e técnicos em Segurança do Trabalho. São mais 55 mil profissionais registrados.

A fiscalização do CREA-PA é realizada por uma equipe de 33 fiscais. Com grande inserção social e a parceria com diversos órgãos em fiscalizações preventivas e orientativas, o Conselho tem como competência legal a fiscalização do exercício profissional, verificando a habilitação e a responsabilidade técnica dos profissionais.

Com uma estrutura descentralizada – 17 inspetorias, o Conselho tem a colaboração de mais de 124 funcionários e o trabalho honorífico de 36 conselheiros – representantes de entidades de classe e instituições de ensino – que formam o Plenário, além 45 inspetores no estado.

ENG. CIVIL ADRIANA FALCONERI REBELO BOY

PRESIDENTE DA COMPANHIA DE PORTOS E HIDROVIAS DO ESTADO DO PARÁ

ENG. CIVIL OSMAR NASCIMENTO

VEREADOR DE ANANINDEUA