Belém vai sediar COP-30; CREA-PA comemora porque evento vai gerar postos de trabalho e desenvolvimento profissional, já que a cidade precisará passar por obras
“A realização da COP-30, em Belém, é extremamente positiva para os profissionais da engenharia, agronomia e geociências, mediante a geração de postos de trabalho e desenvolvimento profissional, já que a cidade precisará passar por obras de requalificação e reurbanização,” afirma Adriana Falconeri, presidente do CREA-PA.28 de maio de 2023, às 11h32 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) recebeu com grande satisfação a notícia de que a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), maior evento do mundo dentro dessa temática, será sediada em Belém, no Pará.
“A realização da COP-30, em Belém, é extremamente positiva para os profissionais da engenharia, agronomia e geociências, mediante a geração de postos de trabalho e desenvolvimento profissional, já que a cidade precisará passar por obras de requalificação e reurbanização,” afirma Adriana Falconeri, presidente do CREA-PA.
Os representantes da Prefeitura de Belém, do Governo do Pará e do Ministério das Cidades do Governo Federal, apresentaram diversas propostas de requalificação da capital paraense, com mudanças que vão impactar a vida e a rotina dos 1,5 milhão de habitantes da cidade.
Os projetos incluem a reurbanização de diversas áreas, requalificação de vias, mudanças no transporte público, construção e adaptação de novas áreas de convivência, lazer e turismo e profundas intervenções em pontos da cidade que deverão receber uma maior movimentação de turistas e integrantes do evento internacional, como a região da Avenida Visconde de Souza Franco.
Falconeri também destaca o impacto positivo para o fomento da economia local, em função do aumento da arrecadação de impostos e o desenvolvimento de novos projetos e investimentos.
A Conferência do Clima da ONU é o maior evento do mundo dentro dessa temática. Na reunião, chefes de Estado e de governo, pesquisadores, ambientalistas e empresários discutem medidas de enfrentamento às mudanças climáticas.
Sigla COP
COP é uma sigla em inglês que significa “Conferência das Partes” (“Conference of the Parties”), representando a associação de todos os países-membros (ou “partes”) que se reúnem anualmente, por um período de duas semanas, para avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta.
Ela é a maior e mais importante conferência anual relacionada ao clima. Sua origem está ligada à ECO-92, organizada há 30 anos pela ONU, no Rio de Janeiro, onde 197 países assinaram um tratado para estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.