Disponível em <https://creapa.org.br/programa-mulher-do-crea-pa-promove-evento-especial-para-profissionais/>.
Acesso em 27/07/2024 às 11h04.

Programa Mulher do CREA-PA promove evento especial para profissionais

3 de agosto de 2023, às 10h32 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Por muito tempo as profissões do âmbito tecnológico foram vistas como uma área masculinizada. Após muita luta, este cenário vem passando por mudanças significantes, onde as mulheres vêm conquistando espaços de destaque em suas profissões. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher da Engenharia, celebrado no dia 23 de junho, o Programa Mulher, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará, realizou, nessa terça-feira (01/08), o II Encontro da Mulher na Engenharia, Agronomia e Geociências do Pará. A representante do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Mariana Costa; a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP, Eng. Poliana Siqueira; a representante da vice-governadora Hana Ghassan, Dra. Brenda Maradei; a secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes; e a diretora da Mútua-PA, Eng. Ambiental Paula Pinheiro, estiveram no evento.

O tema do II Encontro abordou “o papel da mulher profissional no cenário da COP 30”. Na ocasião, a Dra. Brenda Maradei compartilhou o discurso preparado pela vice-governadora Hana Ghassan. “Tão importante quanto debatermos as mudanças climáticas que impactam a Amazônia, é aproveitarmos a oportunidade de virada de chave para melhorarmos a qualidade de vida da nossa população com mais emprego e renda e ampliação dos serviços públicos, que passa necessariamente com a construção de grandes obras, requalificação e reutilização de espaços públicosPor isso, esse encontro é tão importante, pois vamos precisar de engenheiras, agrônomas e geocientistas para planejarmos a melhor utilização dos nossos espaços para receber a maior Conferência de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas que é a COP.”

A presidente do CREA-PA, Eng. Civil Adriana Falconeri, disse que a COP 30 é uma grande oportunidade para os profissionais do Sistema. “A ideia é apresentar o que é o CREA-PA para a sociedade, com isso vamos mostrar a importância de pessoas habilitadas para obras e/ou serviços.”

A coordenadora do Programa Mulher do CREA-PA, Eng. Florestal Milena Peper, disse que o Programa Mulher está discutindo a participação de mulheres profissionais no cenário da COP 30. “Nós fizemos este encontro para debater o papel das engenheiras e agrônomas no maior evento climático do planeta, a ser realizado em 2025, em Belém do Pará.” Milena reitera que o Programa Mulher está transformando os momentos de união, investindo em ações de valorização e capacitação das profissionais que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua.

A coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher do Crea-SP, Eng. Poliana Siqueira, destacou que o trabalho tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela disse também que o percentual de mulheres registradas como engenheiras no Brasil corresponde a 18%.

A secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes, disse que luta é por maior visibilidade, inclusão, igualdade de tratamento e oportunidades de formação profissional.

HOMENAGENS

De iniciativa do Programa Mulher do CREA-PA, mulheres do Sistema receberam, na noite desta terça-feira, placas em reconhecimento ao fortalecimento das engenharias, agronomia e geociências. As homenageadas pelo Programa foram:

ANYELLE DE SOUSA PEREIRA HONDA INSPETORA -CHEFE CASTANHAL ENG. CIVIL
CÍNTIA SOARES FONSECA IDEFLOR Bio BELÉM ENG. FLORESTAL
REJANE GUEDES DE MOURA E SILVA SANTARÉM ENG. FLORESTAL
 THAIS GLEICE MARTINS BRAGA CAPANEMA ENG. AMBIENTAL
ELIENE NOGUEIRA DA SILVA SANTARÉM ENG. FLORESTAL
EUGENIA MARIA SANTOS VON PAUMGARTTEN SENGE PA BELÉM ENG.CIVIL
JULIETE LIMA BRITO PARAUAPEBAS ENG. CIVIL
EVELYN SABRINA DA SILVA MONTE PARAUAPEBAS ENG. FLORESTAL
ROSILENE GOMES COSTA PARAGOMINAS ENG. QUÍMICA
KELLY CHRISTINA NERIS DE SOUSA MARABÁ ENG. MECÂNICA