Disponível em <https://creapa.org.br/belem-recebe-coordenadores-e-assessores-para-encontro-regional-sobre-etica/>.
Acesso em 27/07/2024 às 11h05.

Belém recebe coordenadores e assessores para encontro regional sobre Ética

6 de novembro de 2023, às 13h54 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o CREA-PA sediou o primeiro Encontro Regional de Coordenadores e Assessores das comissões de Ética – Região Norte (ERCACE), em Belém. O objetivo do evento foi para discutir a gestão de processos éticos com foco em resultados dentro do sistema Confea/Crea e Mútua. Além da integração e troca de experiências na região, auxiliando nas dificuldades que os regionais enfrentam na tramitação dos processos éticos disciplinares.

A Coordenadora da Comissão de Ética do CREA-PA, Eng. Florestal Cláudia Urbinati, comentou sobre a importância dos encontros técnicos para a uniformização de procedimentos.

A Assessora Jurídica do CREA-SE, Elaine Felizola, palestrou, de forma virtual, os aspectos processuais de processos de apuração da falta de ética gerado por Relatórios de Fiscalização entre os Creas.

O Coordenador no Tocantins, Eng. Amb. João Paulo Calçado explica que este é o primeiro encontro da região norte das comissões de éticas. “O intuito dessa reunião é unir os conselheiros, os coordenadores, ou adjunto da Câmara de Ética, os assessores técnicos e o jurídico. Então, essas três categorias estão aqui para poder discutir os parâmetros de como fazer análise de processo, montagem de processo, ver como principalmente o jurídico intelectual de cada estado pra ver como cada um interpreta o enquadramento do profissional que infligiu a ética. Como é o procedimento de cada Regional em relação a montagem do processo, qual é o rito processual.”, ressalta.

No decorrer da programação, o encontro teve um momento para trocas de conhecimento e apresentações de atividades técnicas, adquiridas nos Creas de seus representantes regionais.

Ao final do evento, a presidente em exercício do CREA-PA, Eng. Ambiental Elizene Sarmento, agradeceu a todos os envolvidos que estiveram à frente do encontro, e fortaleceu o apoio entre os Conselhos da Região Norte, para que juntos possam levar cumprimento dos valores éticos que permeiam a atuação do/a engenheiro e geocientista.

O ERCACE

O ERCACE tem por objetivo promover a padronização das ações de fiscalização, dos procedimentos e trâmites dos processos éticos disciplinares, além da integração e troca de experiências naquela região, buscando auxiliar nas dificuldades que os regionais enfrentam na tramitação dos processos éticos disciplinares.