Disponível em <https://creapa.org.br/crea-promove-curso-de-licitacoes-e-contratos-para-funcionarios/>.
Acesso em 27/07/2024 às 11h43.

CREA-PA promove curso de licitações e contratos para funcionários

A fiscalização de Contratos e Convênios é fundamental para que as verbas sejam utilizadas de maneira correta e transparente. Diante disso, o CREA-PA está realizando, no período de 13 a 15 de dezembro, o Curso de Licitações e Contratos para agentes administrativos, analistas e assessores que exercem gestão de fiscalização desses documentos.

14 de dezembro de 2023, às 14h58 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Ministrado pelo Vinicius Geronasso, diretor da Diretoria de Materiais e Patrimônio na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o evento tem como objetivo orientar e qualificar os servidores quanto à supervisão, fiscalização e acompanhamento de contratos e convênios.

Cristiane França destacou a importância da capacitação e da preocupação da gestão com a utilização dos recursos públicos. “É um tema de estrema relevância para o Crea, por ele ser um órgão fiscalizado rigorosamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Queremos um Regional atuante, com servidores envolvidos e preparados para fazer um bom trabalho”, declarou a superintendente do Crea-PA, Cristiane.

A supervisora de Polos do Regional de Marabá, Kayná Gregório, comentou que o curso está sendo esclarecedor e é uma ótima oportunidade para sanar dúvidas. “O treinamento sobre a Nova Lei de Licitações traz um novo olhar sobre o assunto. Tira a ideia de dificuldade e burocracia herdada da 8.666 devido ao conteúdo da própria lei, bem como a forma que o curso é conduzido. Para os gestores e fiscais de contrato, a Lei 14.133/2021, bem como o decreto recente 11.246/2022, deixa claro as competências de cada um, ajudando de forma direta a Seção de Licitações e Compras a obter resultados satisfatórios no que diz respeito a Gestão dos Contratos”, comentou.

A presidente do CREA-PA, Eng. Civil Adriana Falconeri, participou do encerramento do primeiro dia de treinamento e afirmou seu compromisso com a valorização dos funcionários do Conselho.

FISCALIZAÇÃO
Outro seminário que está sendo realizado na sede Conselho é o da Fiscalização. Agentes Fiscais do Pará e do Tocantins participam, no período de 13 a 15 de dezembro, de uma programação voltada para “Panoramas para balizar a fiscalização do exercício profissional”; “O papel do Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor na Amazônia”; “História da Engenharia Ferroviária e sua fiscalização profissional no Estado do Pará”.

O gerente de Fiscalização do Crea-PA, Kleber Souza, afirma que esta capacitação e atualização dos fiscais para atuarem em novas atividades que surgem a partir da criação de outras profissões das áreas tecnológicas é fundamental para o Conselho.