Faculdades de Engenharias em Santarém recebem ação do CREA-PA
O município de Santarém recebeu nos dias 25 a 30 de janeiro, colaboradores da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) para ministrar diversas palestras nas universidades da cidade.31 de janeiro de 2024, às 13h43 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O município de Santarém recebeu nos dias 25 a 30 de janeiro, colaboradores da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) para ministrar diversas palestras nas universidades da cidade. O objetivo da ação é trabalhar continuamente para que engenheiros, geocientistas e futuros profissionais se sintam pertencentes ao Sistema Confea/Crea e Mútua.
As palestras atenderam acadêmicos e recém-formados da Universidade da Amazônia – Unama, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA). A presidente, eng. Civil Adriana Falconeri, falou sobre a importância do conselho, explicou de forma clara o que é o Crea e acrescentou acerca da relevância de chegar e atender os 144 municípios do estado.
“Sabemos que as faculdades, atualmente, não preparam o engenheiro para o mercado de trabalho e, muitas das vezes, após receber a Carteira do CREA-PA, esse profissional se pergunta: ‘E agora?’. A ideia é proporcionar aos novos colegas, nos encontros, momentos em que ele possa aprender e se preparar para a prática da engenharia”, explica Adriana Falconeri.
Além da presidente, o gerente de Fiscalização, Kleber Sousa discorreu sobre os processos de fiscalização em obras nos municípios e como o Crea atua para combater o exercício ilegal da profissão.
Marcou presença também nas palestras a gerente de Polos, Mércia Amaral, que falou sobre as inspetorias do conselho pelo estado, explicou sobre as funções de inspetores especiais nos municípios onde não há inspetoria e deixou claro sobre a importância de ter alguém com quem os profissionais possam contar.
O programa Crea Jr também foi discutido e apresentado para os acadêmicos. A Eng. Civil Thays Cardoso, assessora do Programa, falou sobre o Crea Jr e a sua finalidade de envolver os alunos ao conselho desde o primeiro período da universidade.
Com isso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará firma, mais uma vez, o compromisso com os futuros profissionais, destacando sempre a importância de os mesmos terem contato com o conselho no primeiro ano de curso.