Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-entrega-carteira-profissional-para-formandos-da-primeira-turma-do-curso-bacharelado-de-engenharia-civil-do-ifpa-santarem/>.
Acesso em 27/07/2024 às 09h45.

CREA-PA entrega Carteira Profissional para formandos da Primeira turma do Curso Bacharelado de Engenharia Civil do IFPA Santarém

15 de fevereiro de 2024, às 12h03 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Em uma cerimônia emocionante, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA) entregou, na sexta-feira (09/02), as carteiras profissionais para os formandos da primeira turma do Curso Bacharelado de Engenharia Civil do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Santarém.

O evento marcou um momento significativo na vida desses futuros engenheiros, que agora estão oficialmente habilitados para exercerem suas profissões e contribuírem para o desenvolvimento da região. A entrega das carteiras representa o reconhecimento do esforço e dedicação desses estudantes ao longo de sua jornada acadêmica, e é um passo importante rumo ao início de suas carreiras profissionais.

Para a presidente do Conselho, Eng. Civil Adriana Falconeri, a entrega da carteira profissional no ato da colação de grau é importante porque formaliza legalmente a qualificação do graduado e permite que ele exerça sua profissão de forma regulamentada. “Ter a carteira profissional em mãos facilita o ingresso no mercado de trabalho, uma vez que muitos empregadores exigem esse documento para contratação”, disse.

Presidente do Conselho, Eng. Civil Adriana Falconeri

MEC

Em 2023, o curso de Engenharia Civil do IFPA – Campus Santarém, no oeste do Pará, obteve conceito 4 na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2022, durante os turnos da manhã e tarde. O IFPA é a única instituição pública de ensino superior que oferta o curso de graduação em Engenharia Civil.

A avaliação do Ensino Superior feita pelo Ministério da Educação (MEC) é essencial para medir e validar a qualidade de uma Universidade, Faculdade ou Centro Universitário. Assim, a nota atribuída ao curso pelo MEC pode ser usada pelas Instituições de Educação Superior (IES) como um termômetro do desempenho dos cursos.