Disponível em <https://creapa.org.br/reuniao-em-abaetetuba-discute-fiscalizacao-de-edificacoes-e-implantacao-de-aterro-sanitario/>.
Acesso em 27/07/2024 às 12h18.

Reunião em Abaetetuba discute Fiscalização de Edificações e Implantação de Aterro Sanitário

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010, estabeleceu um pacto nacional para a gestão do lixo produzido pela sociedade. Na prática, isso quer dizer que a responsabilidade sobre todo o ciclo de vida de um produto, desde a sua produção até o destino final, é de toda a sociedade civil.

29 de maio de 2024, às 8h51 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Os aterros sanitários são menos nocivos ao meio ambiente em comparação aos lixões a céu aberto, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Dessa forma, os subprodutos do lixo, como chorume e gases tóxicos, são retidos e não entram em contato com a natureza.

Para aprofundar-se no assunto, no dia 20 de maio de 2024, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) diligenciou a secretaria de obras do município de Abaetetuba, onde obteve as informações sobre os estudos preliminares realizados pela equipe técnica da prefeitura, que apontam que o local utilizado para descarte do lixo da cidade atualmente, como o local ideal para a implantação do novo aterro sanitário do município.

Os Agentes Fiscais Fabrício Dantas e Gilberto Soeiro, mais o Inspetor Especial Engenheiro Civil Marcos Prado, em parceria com a Secretária de Obra Andréa Pacheco, visitaram o aterro sanitário e discutiram acerca das fiscalizações de edificações e dos estudos sobre o projeto do aterro.

É importante lembrar da necessidade de um Engenheiro Sanitarista e Ambiental responsável técnico por estes serviços e frisar a parceria do CREA-PA com os demais órgãos públicos, para que cada serviço seja executado de forma correta e com os profissionais da engenharia competentes com suas devidas anotação de responsabilidade técnica.