Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/engenheiros-paraenses-participam-de-painel-na-79a-soea-em-salvador-para-debater-acoes-globais-de-combate-as-mudancas-climaticas/>.
Acesso em 16/10/2024 às 05h05.

Engenheiros paraenses participam de painel na 79ª SOEA em Salvador para debater ações globais de combate às mudanças climáticas

O painel promete destacar a importância da engenharia e da agronomia na luta contra as mudanças climáticas e na construção de um futuro mais sustentável.

6 de outubro de 2024, às 16h21 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), que acontece em Salvador, nesta segunda-feira (07/10), a presidente do CREA-PA, Eng. Civil Adriana Falconeri, e o Diretor-Geral da Mútua-PA, Eng. Sanitarista Josué da Costa Rocha, terão um papel de destaque em um painel que abordará “O papel do Sistema Confea/Crea e Mútua nas ações globais de combate às mudanças climáticas”. O evento está marcado para o dia 08 de outubro, às 16h30, no Palco Mundo – COP30.

Adriana Falconeri, que também será a moderadora do painel, é uma liderança reconhecida no cenário da engenharia, tendo sido reeleita presidente do CREA-PA em 2023 com 84,16% dos votos. Durante o painel, ela guiará a discussão que contará com especialistas renomados em sustentabilidade e mudanças climáticas.

O painel terá início às 16h30 com a palestra “Descarbonização e Projetos de Créditos de Carbono”, conduzida pelo Engenheiro Florestal Carlos Roberto Sanquetta. A descarbonização é uma das principais estratégias globais para combater as mudanças climáticas, e Sanquetta abordará como os projetos de créditos de carbono podem contribuir para essa agenda no Brasil e no mundo.

Na sequência, às 16h55, o Engenheiro Agrônomo Clever Briedis falará sobre a “Recuperação e conservação de solos como estratégia de mitigação do efeito estufa: o papel do Brasil no mundo”. Ele discutirá como práticas sustentáveis de manejo e conservação do solo podem ser uma resposta eficiente para reduzir os gases de efeito estufa e melhorar a resiliência agrícola.

Às 17h20, Eduardo Queiroz, especialista em cooperativismo, abordará o tema “Cooperativismo sustentável”, trazendo à tona como as cooperativas podem desempenhar um papel fundamental na promoção de práticas agrícolas e empresariais sustentáveis, que beneficiam tanto o meio ambiente quanto a economia local.

O Engenheiro Sanitarista Josué da Costa Rocha, Diretor-Geral da Mútua-PA, será um dos destaques do painel. Com mais de 20 anos de experiência em saneamento, gestão ambiental e empreendedorismo, ele tem se dedicado à educação ambiental e ao desenvolvimento de estratégias para a gestão comunitária dos recursos hídricos. Ele trará ao debate sua expertise em ações que envolvem tanto o saneamento popular quanto a sustentabilidade no contexto amazônico.

Após as palestras, será realizado um debate com perguntas do público, promovendo uma troca de ideias entre os participantes e especialistas, que se estenderá até as 18h. O painel promete destacar a importância da engenharia e da agronomia na luta contra as mudanças climáticas e na construção de um futuro mais sustentável.