CREA-PA participa de diplomação dos primeiros Conselheiros Indígenas, no Conselho da Flona Carajás
Representantes indígenas, foram os primeiros eleitos em 27 anos.14 de fevereiro de 2025, às 10h56 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A reunião do Conselho da Floresta Nacional de Carajás aconteceu nesta última quinta-feira (13 de fevereiro) em Parauapebas, e contou com a diplomação dos primeiros Conselheiros Indígenas no Conselho da Flona Carajás. O CREA-PA marcou presença nesse momento tão importante, representado pelo Inspetor Chefe, Eng. Civil Daniel Barroso, ao lado do Inspetor Auxiliar, Eng. Civil Ruan Fhillippe e da representante do Programa Mulher no município, a Eng.ª de meio ambiente e Seg. do trabalho, Tatiane Leal.
Durante o encontro foram criadas comissões técnicas, grupos de estudos, para grupos específicos que vão ser elaborados na gestão do Conselho. Parauapebas, Sudeste do Pará, abriga a Floresta Nacional de Carajás (FLONACA) que completou, neste ano, 27 anos de criação.
A Flona Carajás comprova que a mineração e conservação ambiental podem conviver juntas. A convivência é resultado de um diálogo técnico mantido entre o órgão público responsável pela gestão da unidade, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a empresa Vale, que apoia a proteção.