Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/na-abertura-do-conbep-presidente-adriana-reforca-compromisso-de-aproximar-profissionais-do-sistema-confea-crea-e-mutua/>.
Acesso em 25/04/2025 às 11h02.

Na abertura do CONBEP, presidente Adriana reforça compromisso de aproximar profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua

Evento reúne profissionais e especialistas no Hangar – Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, com foco na economia azul e resiliência climática.

24 de abril de 2025, às 10h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Belém, PA – A presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), Adriana Falconeri, destacou o sentimento de pertencimento ao sistema profissional durante a abertura do Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (CONBEP), na noite desta terça-feira (22). O evento ocorre de forma simultânea ao International Fish Congress & Fish Expo Amazônia (IFC Amazônia), no Hangar – Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém, e segue até o dia 25 de abril.

Com o tema central “A Engenharia de Pesca frente aos desafios da economia azul e da resiliência climática”, o congresso reúne profissionais, estudantes, pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas para discutir os rumos da formação acadêmico-profissional e as transformações do mercado de trabalho em um cenário de mudanças ambientais e sociais profundas.

Durante a abertura, Adriana Falconeri ressaltou a importância dessa conexão para fortalecer a representatividade da categoria e ampliar a participação ativa dos engenheiros nas decisões e ações do conselho. “Nosso objetivo é construir uma gestão participativa, onde cada profissional se sinta parte integrante do sistema, contribuindo para o desenvolvimento da engenharia e para os desafios que temos pela frente. O Congresso é essencial para engajamento, troca de experiências e construção coletiva de soluções para os desafios que enfrentamos. Escolher Belém como sede deste evento é especialmente simbólico, já que em novembro receberemos a COP30, a COP das Florestas,” disse Adriana.

O Pará conta atualmente com 462 engenheiros de pesca ativos registrados no CREA-PA. Segundo Falconeri, a realização do CONBEP em Belém fortalece o papel estratégico da engenharia de pesca na Amazônia e aproxima os profissionais dos grandes debates globais, como a conservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a adaptação às mudanças climáticas.

A presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Pará e Amapá (AEP-PA-AP), Janayna Galvão, também participou da cerimônia de abertura e destacou a importância da parceria entre a associação e o sistema Confea/Crea e Mútua para a realização do evento. “É um momento único de valorização e união da nossa categoria. O apoio das instituições é fundamental para dar visibilidade à engenharia de pesca e para fomentar o protagonismo dos nossos profissionais em temas tão relevantes como a economia azul e a resiliência climática”, afirmou.

O congresso contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações científicas e atividades de networking até o encerramento, no próximo dia 25 de abril. A programação está voltada para o fortalecimento da engenharia de pesca como um pilar fundamental no desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Brasil.