Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-destaca-papel-da-ia-e-fiscalizacao-para-a-cop-30-em-entrevista-a-tv-marajoara/>.
Acesso em 03/10/2025 às 10h10.

CREA-PA destaca papel da IA e fiscalização para a COP 30 em entrevista à TV Marajoara

Com a COP 30 se aproximando, CREA-PA reforça o compromisso com a fiscalização, e comenta sobre o auxilio das IAS na profissão.

2 de julho de 2025, às 13h40 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Com a proximidade da COP 30, marcada para acontecer em Belém, as atenções se voltam para o papel das instituições técnicas na garantia da qualidade e segurança das obras em andamento. Em meio a esse cenário, o superintendente do CREA-PA, Kleber Souza, e a coordenadora estadual do CREA Júnior-PA, Milena Gonçalves, participaram do programa Mix Atualidades, da TV Marajoara, no dia 1º de julho de 2025.

Durante a entrevista conduzida por Waldo Souza, os representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará abordaram temas centrais para o desenvolvimento da região: a importância da formação profissional desde a graduação, os impactos da inteligência artificial na engenharia e a intensificação da fiscalização diante dos preparativos para o evento climático global.

CREA Júnior e a aproximação com a vida profissional

A entrevista teve início com a apresentação do CREA Júnior, programa que visa aproximar os estudantes das áreas tecnológicas — como Engenharia, Agronomia e Geociências — do Sistema Confea/CREA. Segundo Kleber e Milena, o projeto prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, promovendo palestras, workshops, visitas técnicas e incentivando o empreendedorismo, o networking, ações sociais e a ética profissional.

“O CREA Júnior é uma oportunidade para que os estudantes compreendam o funcionamento da profissão, participem ativamente da comunidade técnica e contribuam com a sociedade”, destacou Milena.

Os interessados em participar do programa podem se inscrever pelo site https://creapa.org.br/crea-junior/, apresentando o comprovante de matrícula da faculdade.

O papel das IAs na engenharia

Durante o programa, também foi discutido o uso crescente das inteligências artificiais (IAs) na engenharia. Milena afirmou que essas ferramentas contribuem significativamente para os estudos e para a ampliação do acesso à informação.

“Com a IA conseguimos ter uma visão mais ampla e acesso a dados de outros estados e países, algo que antes seria bem mais difícil de obter”, comentou a coordenadora.

Kleber ressaltou que acompanhar os avanços tecnológicos é fundamental para os profissionais que desejam se manter atualizados e competitivos no mercado.

Fiscalização e COP 30

Com a aproximação da COP 30 e o aumento das obras de infraestrutura no Pará, a atuação do CREA-PA se intensifica no processo de fiscalização. Kleber explicou que a função do Conselho é garantir que as atividades da engenharia e da agronomia sejam realizadas de forma legal, ética e segura. “É importante realizar um processo de fiscalização que gere segurança e, principalmente, que o profissional fiscalizado compreenda esse objetivo e multiplique esse conhecimento”, disse.