Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/maraba-recebe-o-12-cep-e-encerra-os-encontros-microrregionais-nos-interiores-do-estado/>.
Acesso em 03/10/2025 às 04h53.

Marabá recebe o 12° CEP e encerra os Encontros Microrregionais, nos interiores do Estado

Esta etapa integra a fase preparatória para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

30 de julho de 2025, às 13h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Capital do Carajás, Terra da Castanha e Cidade Poema, o município de Marabá, no sudeste paraense, recebeu na última quarta-feira (23) o 12º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA (CEP-PA) . Evento que reúne especialistas, autoridades locais, profissionais e acadêmicos das Engenharias e Geociências, com o objetivo de promover o diálogo, a escuta ativa e a formulação de propostas que impactem positivamente o desenvolvimento das cidades paraenses. O evento aconteceu na Câmara Municipal da cidade, Auditório Plenarinho.

Estavam presentes as autoridades: Presidente do CREA-PA, Eng.ª Civil Adriana Falconeri; Vice-presidente do CREA-PA e Coordenador da Comissão Organizadora do CEP, Eng. de Controle e Automação, Everton Ruggeri; Inspetor Chefe de Marabá, Eng. Civil Maurício Freire; representando a Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, Eng. Civil Alaor Delfino; representando o Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), Eng.ª Ambiental Thaylla Kryscia; representando a Superintendência de Desenvolvimento Urbano do Município de Marabá, Iwkleyanne Santos; Diretor da Faculdade Anhanguera – Núcleo Marabá, Professor Odilon José Claudino Soares; Perito em Engenharia Civil do Ministério do Estado do Pará em Marabá, Jerffson Torola; Eng. Ambiental e Sanitarista, representante da UNIFESSPA, Sarana Demoner; Arquiteta da Secretária de Planejamento de Marabá, representando o Secretário, Karam El Hajjar e Eng. de Produção, Gerente de Produção da Tecnored, Ezequiel Silva.

Com o eixo temático ligado a “Saneamento Básico: Tratamento e Distribuição da Água, Coleta e Tratamento de Esgoto” a proposta apresentada “Capacitação de Profissionais do Agro no Uso de Boas Práticas Agrícolas na Atividade de Pulverização” foi a escolhida no dia entre os profissionais.

Durante o evento, foram definidos os nomes dos delegados eleitos que representarão a microrregião no 12º CEP. São eles: Inspetora Especial em São João do Araguaia, Engenheira de Produção, Cleiciane Lopes da Silva e o Inspetor Especial em Sapucaia, Eng. Civil Adrielson Soares das Neves.

12° CEP
As sugestões aprovadas durante os encontros microrregionais serão levadas ao Congresso Estadual e, posteriormente, ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), promovido pelo CONFEA. Segundo o Artigo 1° do Anexo II da Resolução nº 1.013 de 2025 , apresenta-se a seguinte definição:

“O Congresso Nacional de Profissionais – CNP é um fórum organizado pelo CONFEA, apoiado pelos CREAs e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando a valorização dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.”

A iniciativa conta com o apoio da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – e reforça o compromisso do Sistema CONFEA/CREA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo o diálogo técnico e institucional para o fortalecimento da atuação profissional na transformação das cidades paraenses.