Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/39720-2/>.
Acesso em 03/10/2025 às 04h54.

CREA-PA recebe alunos de Engenharia Elétrica da UFPA em visita ao Regional

A visita, que foi guiada pelo Procurador-geral do CREA-PA, Dr. Yuri Figueiredo, destaca a importância de receber estudantes na área para florescer o interesse pela engenharia.

11 de agosto de 2025, às 11h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na manhã da última sexta-feira (08), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), recebeu em sua sede os alunos de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará, para uma visita com o objetivo de mostrar o funcionamento do CREA na prática, fortalecer o sentimento de pertencimento ao sistema profissional de engenharia e apresentar projetos como o CREAjr-PA.

A visita, que foi guiada pelo Procurador Jurídico do CREA-PA, Dr. Yuri Figueiredo, destaca a importância de receber estudantes na área para florescer o interesse pela engenharia: “acredito que é muito importante essa aproximação do CREA com os estudantes em geral, com as faculdades e universidades. Muitas instituições têm assento no CREA, e muitas vezes os estudantes nem sabem disso, como ficou claro hoje. Então, trazer uma turma de engenharia para conhecer o CREA, sua estrutura, entender como funcionam os setores, conhecer as nossas normas e regulamentos, tudo isso é fundamental para que eles compreendam o papel do Conselho.” disse Yuri.

 

Procurador Jurídico do CREA-PA, Dr. Yuri Figueiredo.

 

Yuri também comentou sobre uma visão que o CREA vem desconstruindo: “Existe uma visão, que aos poucos estamos desconstruindo, de que o CREA é apenas um cartório, que só cobra taxas e anuidades e não oferece retorno. Quando os estudantes vêm até aqui, isso ajuda a quebrar esse preconceito e permite que eles vejam de perto como realmente funciona o CREA.”

O professor da faculdade de direito da UFPA, Nilton Noronha, que ministra disciplinas sobre Legislação e Ética para os alunos de engenharia, destacou o impacto de conhecer a teoria que é ensinada em sala de aula sendo aplicada na prática: “Eu achei que agregou bastante aos alunos. Na faculdade, estudamos as resoluções, o funcionamento do CREA, do CONFEA, o que eles fazem, o que não fazem, seus objetivos etc. Mas é muito diferente estar no órgão, ver as pessoas atuando. Conhecemos outras atribuições e projetos que não estavam no radar dos alunos, como o CREAJr, por exemplo, que eles ainda não conheciam e que pode agregar muito à bagagem acadêmica e profissional deles, especialmente agora, que estão próximos da formatura.”

 

Professor da faculdade de direito da UFPA, Nilton Noronha.

 

Ademais, o estudante de Engenharia Elétrica da UFPA, Douglas Maia, fala sobre suas percepções e a importância da visita feita no Conselho: “A visita foi bastante esclarecedora, tanto nos aspectos técnicos, quanto na compreensão geral de como as coisas funcionam, nos mínimos detalhes. Foi uma experiência muito positiva, que agregou bastante ao meu conhecimento sobre o CREA.” – e complementou: “Acredito que o maior ensinamento foi entender a importância de manter tudo devidamente registrado, de acordo com a legislação. Isso garante respaldo para a nossa atuação profissional.”

 

Estudante de Engenharia Elétrica da UFPA, Douglas Maia.

 

O CREAjr-PA se mantém comprometido com a missão de proporcionar uma nova perspectiva para o futuro, contribuindo significativamente para a formação de profissionais nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Trata-se de mais uma iniciativa da atual gestão, que tem se dedicado a incentivar e capacitar estudantes, promovendo a sustentabilidade como eixo fundamental do desenvolvimento.