Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-e-semma-realizam-fiscalizacao-conjunta-em-obra-na-avenida-presidente-vargas/>.
Acesso em 03/10/2025 às 02h34.

CREA-PA e SEMMA realizam fiscalização conjunta em obra na Avenida Presidente Vargas

O trabalho conjunto teve como objetivo garantir que a construção esteja em conformidade tanto com as normas técnicas quanto com as exigências ambientais.

28 de agosto de 2025, às 14h08 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na manhã da última quarta-feira (27), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou uma ação de fiscalização em uma obra localizada na Avenida Presidente Vargas, em Belém.

A atuação do CREA-PA concentrou-se em verificar se os serviços de engenharia estão sendo executados por profissionais devidamente habilitados e respaldados pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que assegura a qualidade e a segurança técnica da obra. Já a SEMMA ficou responsável por analisar se o empreendimento possui as licenças ambientais de instalação e de operação, além de avaliar o cumprimento das condicionantes estabelecidas para evitar impactos ambientais irregulares.

Augusto César, Agente Fiscal e Engenheiro Sanitarista do CREA-PA.

Segundo Augusto César, Agente Fiscal e Engenheiro Sanitarista do CREA-PA, a ação reflete o compromisso das instituições em garantir a regularidade das obras na capital. “Estamos hoje aqui na Presidente Vargas, fiscalizando uma obra em conjunto com a SEMMA do município no intuito de que o CREA fiscalize o exercício profissional, enquanto a SEMMA atua na fiscalização do desenvolvimento ambiental do empreendimento, licença prévia, instalação e operação“, destacou.

Ao finalizar, Augusto reforça a importância da atuação integrada entre os órgãos fiscalizadores e reforçou o papel do CREA-PA na defesa dos interesses da sociedade. “A atual gestão do CREA-PA reafirma seu compromisso com a sociedade, fazendo com que a fiscalização trabalhe em conjunto com outros órgãos para assegurar que os serviços e obras de engenharia sejam realizados por profissionais habilitados”, destacou.