Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-realiza-reuniao-de-valorizacao-e-representatividade-com-engenheiros-no-instituto-de-terras-do-para/>.
Acesso em 03/10/2025 às 02h31.

CREA-PA realiza reunião de valorização e representatividade com Engenheiros no Instituto de Terras do Pará

O Conselho segue firme no propósito de ser cada vez mais presente e atuante na vida profissional.

3 de setembro de 2025, às 11h29 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Nesta última terça-feira (02) no Instituto de Terras do Pará (ITERPA) em Belém, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) com a presença da Presidente do Conselho, Engenheira Civil Adriana Falconeri, promoveu a reunião com profissionais da Engenharia, com o propósito de para estreitar as relações entre o CREA-PA e os engenheiros que atuam no setor público.

“Grandes transformações começam com boas conversas. No Instituto de Terras do Pará, reunimos engenheiros para falar sobre valorização, representatividade e o futuro da nossa profissão. O CREA-PA segue firme no propósito: ser cada vez mais presente, mais forte e mais atuante” ressaltou a Presidente Adriana.

Na composição da mesa durante a reunião, estiveram presentes o Gerente de Relações Institucionais do Conselho, Eng. Civil Arthur Amaral, o Superintendente Kleber Santos, Diretora de gestão de desenvolvimento agrário e fundiário (DEAF), Mariceli Moura e do Especialista em Regularização Fundiária, Eng. Agrônomo Cleber Oliveira.

Durante a reunião, a comissão do CREA-PA apresentou o compromisso da atual gestão na representatividade do Conselho, com vantagens para os profissionais através da Caixa de Assistência (Mútua) e dos trabalhos realizados, na fiscalização, nas faculdades, com o Programa CREAjr e na valorização de políticas públicas na sociedade.

Os Programas Égua Taxa Zero, ABNT gratuita para os profissionais, benefícios da Mútua, além do envio das propostas da Consulta Pública, com prazo até sábado (06), foram discutidas entre o público presente, que sentiu interessado e engajado com as informações apresentadas. “Estamos dispostos para mudar a engenharia e para mudar a imagem das profissões em nosso estado e no Brasil. Com mais de 78 mil profissionais registrados no estado, valorizando a profissão de cada um, trabalhando a Engenharia Pública com a sociedade, inclusive colocamos na ALEPA essa propositura da Engenharia Pública” disse Adriana.

A Diretora da (DEAF) Mariceli Moura reforçou o compromisso do (ITERPA) que vem trabalhando. “É o Instituto que mais intitula no Brasil. Com três prêmios consolidados no CNJ, o “Prêmio Solo Seguro” com o protagonismo na regularização fundiária do Pará. Precisamos fazer a nossa parte, como engenheiros e funcionários públicos, para atender o público” disse Mariceli.

Ao final da reunião, o Superintendente do Conselho, Kleber Santos, reforçou a objetividade da Fiscalização, no intuito que as penalidades são consequência da ação. Com uma forma orientativa e educativa a sociedade geral, os agentes fiscais tem atuado de informar para a comunidade sobre a presença, sempre obrigatória, de profissional habilitado naquele empreendimento, tem o poder de divulgar o nome do mesmo como responsável pelos serviços e/ou obras.

Em seguida, a Presidente Adriana assinou um ofício referente a sala, que será organizada para promover os cursos de capacitação para os profissionais do Instituto.

Protagonismo na regularização fundiária
O Instituto de Terras do Pará (ITERPA) tem como missão a prestação de serviços de regularização fundiária de áreas públicas do Estado do Pará e de reconhecer a validade dos títulos de terras por ele expedidos com o objetivo de assegurar ao produtor rural em todos os seus perfis, a comunidades tradicionais e remanescentes quilombolas a titulação das suas áreas e, com isso, tenham a segurança jurídica para o desenvolvimento das suas atividades de forma sustentável, a estabilidade social no campo e o combate ao desmatamento ilegal.

Saiba mais das atividades acessando o link: http://portal.iterpa.pa.gov.br/