Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/um-marco-historico-crea-pa-realiza-o-1o-forum-de-politicas-publicas/>.
Acesso em 02/10/2025 às 19h37.

Um marco histórico: CREA-PA realiza o 1º Fórum de Políticas Públicas

O evento nasce com o propósito de debater infraestrutura, mobilidade, saneamento, desenvolvimento sustentável, habitação e inovação tecnológica.

29 de setembro de 2025, às 12h04 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O 1º Fórum de Políticas Públicas do CREA-PA, realizado na última quarta-feira (24) no Auditório da Sede do Conselho, e mostrou, na prática, a força do diálogo e da integração. Um espaço inédito de diálogo e construção coletiva que pretende aproximar profissionais, gestores públicos, acadêmicos e sociedade civil em torno de soluções técnicas para os principais desafios do estado, confirmando que o futuro das cidades começa aqui.

A programação contou com a presença de representações municipais, estaduais e federais. Com a realização da Mesa Redonda, sobre “Regularização Fundiária” que contou com a participação da Presidente do CREA-PA, Engenheira Civil, Adriana Falconeri, do Coordenador de Regularização Fundiária (CODEM), Enivaldo Brito, Presidente do Instituto de Terras do Pará (ITERPA), Bruno Kono e do Diretor no Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Trevisan.

“É um marco histórico no CREA-PA. É daqui que vai sair todo o desenvolvimento de Belém, dos municípios, do Estado e do Brasil. A Engenharia é um termômetro de desenvolvimento” reforçou a presidente Adriana.

Presidente do CREA-PA, Engenheira Civil, Adriana Falconeri.
Fotos: Wellyngton Coelho/CREA-PA.

 

Reforçando o papel positivo do estado do Pará, Marcelo comentou “Presidente Adriana, o estado do Pará é um único Estado hoje que a gente tem um grupo de trabalho permanente, entre o Governo Federal e Governo Estadual para tratar sobre regularização de terras. Então para nós é muito bom” disse.

Autoridades municipais e federais, prefeitos, vereadores de municípios do Estado, deputados, secretários das prefeituras, como da capital, Belém, representando o Prefeito Igor Normando, o Secretário de Habitação, da Secretaria de Habitação, Hamilton Pinheiro, marcou presença no encontro histórico, que reforça o compromisso das engenharias e geociências em construir políticas públicas que transformam realidades.

Secretário de Habitação, da Secretaria de Habitação, Hamilton Pinheiro.
Foto: Wellyngton Coelho/CREA-PA.

 

Representando o Sistema CONFEA/CREA e Mútua, a Conselheira Federal eleita pelo Pará, Engenheira Civil, Andréia Conduru, e o Diretor Geral da Mútua-PA, Eng. Sanitarista, Josué Rocha marcaram presença na programação. “No CONFEA estamos a disposição para ouvir as dores de vocês, daquilo que nos cabe discutir, no desenvolvimento da equidade social, a sustentabilidade e inovação” disse Andréia.

O protagonismo das profissões do Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA no debate público.

Inspirado em experiências de sucesso realizadas em outros estados, o evento nasce com o propósito de debater infraestrutura, mobilidade, saneamento, desenvolvimento sustentável, habitação e inovação tecnológica , destacando a contribuição essencial das engenharias, agronomia e geociências na formulação de políticas públicas eficazes. E reforça protagonismo da engenharia paraense, que transforma soluções técnicas para o futuro do Pará.

Fotos: Wellyngton Coelho/CREA-PA.