Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-leva-a-soea-o-protagonismo-da-amazonia-no-painel-manifesto-da-engenharia-da-agronomia-e-das-geociencias-para-a-cop-30/>.
Acesso em 15/12/2025 às 13h54.

CREA-PA leva a SOEA o protagonismo da Amazônia no Painel “Manifesto da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para a COP-30”

Presidente do Conselho, Adriana Falconeri e o Vice-presidente, Everton Ruggeri foram painelistas durante o evento, e representaram o estado do Pará e os profissionais do Sistema.

10 de outubro de 2025, às 13h48 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A engenharia paraense segue firme, contribuindo e representando nosso estado com orgulho e protagonismo, e na última quarta-feira (08) no Auditório 3: Paneleiras, durante a realização da 80º edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA 2025), recebeu como Painelistas do Painel “Manifesto da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para a COP-30” a Presidente do CREA-PA, Engenheira Civil, Adriana Falconeri e o Vice-Presidente, Eng. de Controle e Automação, Everton Ruggeri, Eng. Amb. Gustavo Picanço Feitoza (Diretor Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM) e Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo, Eng. de Produção Felipe Rigoni Lopes, que falaram sobre o protagonismo da Amazônia e o papel da engenharia nacional nas soluções climáticas. Como Moderador, participou o Eng. Eletric. Sérgio Maurício Mendonça Cardoso (Coordenador da Comissão Temática de Meio Ambiente do Confea).

A COP30 começa com você! O Sistema CONFEA/CREA e MÚTUA ouviu todos os estados do Brasil, com seus Conselho Regionais locais, instituições e associações profissionais, reafirmando quem realmente entende de soluções climáticas: os profissionais das engenharias, da agronomia e das geociências. Esse reconhecimento reforça o protagonismo da engenharia na construção de soluções sustentáveis para a Amazônia e para o futuro.

O DOCUMENTO
Com destaque nos eixos temáticos sobre “Agropecuária de baixo carbono, Energia e eletricidade sustentáveis, Mobilidade urbana e transportes, Gestão de resíduos sólidos, Mudança de uso da terra, florestas e bioeconomia, Mudança de uso da terra, florestas e bioeconomia, Saneamento ambiental, recursos hídricos e infraestrutura resiliente, Risco climático, ordenamento territorial e cidades amazônicas e Inovação tecnológica, empreendedorismo verde e transição justa” o Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA, com organização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará – CREA/PA, promoveu esta consulta pública nacional, voltada aos profissionais das engenharias, agronomias e geociências, com o objetivo de reunir propostas técnicas concretas e fundamentadas, elaboradas por engenheiros, agrônomos e geocientistas, voltadas ao enfrentamento da crise climática.

QUAL O PAPEL DO SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA?
É a primeira vez que o Brasil recebe a principal conferência internacional sobre clima, no ambiente próprio da Amazônia, que retrata a questão ambiental. Está sendo comentada como a “COP da floresta”, e será uma oportunidade única para destacar a importância da Amazônia, na luta contra as mudanças climáticas. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, com o apoio do CREA-PA, estão fiscalizando melhorias significativas em infraestrutura e foco em sustentabilidade. Se tratando da Engenharia, ela ajuda na qualidade e sustentabilidade dessas obras, que focam em saneamento básico, mobilidade urbana e drenagem.

O CREA-PA é único conselho profissional do Brasil com trabalho aprovado para Agrizone da Embrapa na COP30, com o título “Engenharia Pública na Amazônia: Soluções Técnicas para Adaptação Climática e Bioeconomia Territorial no Marajó”, o projeto será apresentado no dia 19 de novembro, às 17h30, na Arena da Agrizone.

A iniciativa integra a Jornada pelo Clima, proposta da Embrapa que busca ampliar o conhecimento da sociedade sobre a questão climática, promover tecnologias e pesquisas da ciência brasileira e fomentar soluções para adaptação da agropecuária e mitigação de emissões de gases de efeito estufa no setor.

CREA-PA NA SOEA
Com muita energia, reencontros e debates que fortalecem o papel das engenharias e das geociências em todo o país, o Conselho foi bem representado e reafirmaram o compromisso que temos com o futuro do nosso planeta. A Presidente, Adriana Falconeri ressalta “é inspirador ver profissionais de diferentes regiões compartilhando experiências, ideias e soluções que constroem o futuro do Brasil com técnica, ética e compromisso com a sociedade” disse Adriana.

Texto: André de Aragão (ASCOM CREA-PA).
FOTOS:
Wellyngton Coelho (ASCOM CREA-PA).