A importância do Código de Ética na vida profissional
Conhecer o Código de Ética é essencial para o bom desempenho da formação do engenheiro, pois ele é a norma que orienta a conduta dos profissionais, estabelecendo padrões de comportamento.23 de outubro de 2024, às 13h44 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Conhecer o Código de Ética é essencial para o bom desempenho da formação do engenheiro, pois ele é a norma que orienta a conduta dos profissionais, estabelecendo padrões de comportamento para garantir a integridade, a responsabilidade e a competência na prática da engenharia.
Com isso, é essencial que os estudantes de engenharia, compreendam desde logo e internalizem esses princípios em seu cotidiano, como forma de guiar suas ações e decisões ao longo de toda a vida profissional.
O Código de Ética, dentre outros princípios, disciplina que a profissão da engenharia tem como objetivos maiores a preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores e que esta realiza-se pelo cumprimento responsável e competente dos compromissos profissionais, munindo-se de técnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e a qualidade satisfatória nos serviços e produtos e observando a segurança nos seus procedimentos.
Estabelecido em 1971, o Código de Ética Profissional acompanha o cotidiano dos profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, atende o que preconiza a Lei nº 5.194/1966, quando define o caráter social das atividades abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA.
Esse ano, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, lançou a versão atualizada do Código, sendo que tinha recebido sua última atualização em 2002, por meio da Resolução nº 1.002.
Nos dias 23 e 24 de outubro de 2024, no plenário do CONFEA, o CDEN – Colégio de Entidades Nacionais realizou sua primeira reunião extraordinária do ano, na qual, fora discutida o seguinte tema: a sistematização de contribuições para a atualização do Código de Ética dos Profissionais do Sistema CONFEA/CREA e Mútua (Resolução 1002/2002).
Vida acadêmica
Aprender sobre a ética profissional, deve ser instituído dentro das graduações, não é à toa que o tema é um dos pilares da filosofia do que é CREAJr. Pois a formação da nova geração tem de ser construída visando principalmente a ética profissional, pois é o reflexo direto da ética pessoal. Sermos bons seres humanos, nos faz atuar e pensar no próximo de uma maneira mais humanitária, comenta a superintendente do CREAJr, Enga. Civil Thays Lima.
“Afinal sermos éticos no trabalho, nada mais é que a extensão do que somos no âmbito pessoal. O CREAJr, vem trazendo a responsabilidade para os acadêmicos e recém formados, para que entendam que a próxima geração de profissionais que estarão atuando na pratica, serão eles. Logo serão responsáveis pelos os atos e o CREA está ali, para defender a sociedade, e apoiar o bom profissional. Penalizando pelos maus atos o profissional que agir de maneira errada”, complementa.
CREAJr
É um programa de formação de jovens lideranças, e mudando a mentalidade dos novos profissionais, para que o amanhã, quando estes estiverem dentro do conselho contribuindo de maneira justa, para a classe de engenharia como conselheiros e inspetores.