Disponível em <https://creapa.org.br/acao-de-fiscalizacao-do-crea-pa-em-capanema-reforca-compromisso-com-o-meio-ambiente/>.
Acesso em 27/07/2024 às 09h45.

Ação de Fiscalização do CREA-PA em Capanema reforça compromisso com o meio ambiente

4 de abril de 2024, às 9h44 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) realizou, nessa terça-feira (2), uma série de ações de fiscalização em Capanema, reforçando seu compromisso com a segurança ambiental e a qualidade das atividades agropecuárias na região. As ações envolveram desde orientações técnicas até verificações in loco.

Uma das iniciativas fundamentais foi a ação de orientação junto aos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Capanema (SEMMA – Capanema). Nessa atividade, os profissionais do CREA-PA destacaram a importância da correta atribuição dos profissionais do sistema, especialmente nas atividades exclusivas aos profissionais que atuam no segmento ambiental. Essa orientação visa garantir que as práticas estejam alinhadas com as normas e regulamentos vigentes, promovendo a segurança e a qualidade das ações desenvolvidas.

Técnicos da SEMMA Capanema e profissionais do CREA-PA.

Além disso, o CREA-PA também realizou fiscalizações em casas agropecuárias no município de Capanema, com foco na verificação das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) relacionadas ao armazenamento de produtos agrotóxicos e seus derivados. Essa medida visa assegurar que as instalações e procedimentos estejam em conformidade com as exigências técnicas e legais, garantindo a proteção do meio ambiente e da saúde pública.

Durante uma das fiscalizações, a equipe do CREA-PA foi recebida pela engenheira agrônoma Gabriela da Silva Melo Carvalho, que apresentou detalhadamente o local de armazenamento e suas respectivas ARTs. Essa interação demonstra a importância da colaboração entre os órgãos fiscalizadores e os profissionais responsáveis, visando o cumprimento das normas e a melhoria contínua das práticas ambientais.

Engenheira agrônoma, Gabriela da Silva Melo Carvalho, apresentando o local de armazenamento e suas respectivas ARTs, para equipe do CREA-PA.

Entre os profissionais envolvidos nessas atividades estiveram os fiscais Kleiton Cosmo e Elival Nóbrega, juntamente com os inspetores, Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho Deyverson Mesquita; e do Engenheiro Ambiental Abel Costa. Essa equipe garantiu uma abordagem abrangente e eficiente durante as ações de fiscalização, contribuindo para a promoção da segurança e da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas em Capanema e região.

Inspetores e fiscais da inspetoria de Capanema.