Auditório do CREA-PA recebe Palestra alusiva ao Setembro Amarelo
o mês dedicado à Campanha de Conscientização da Prevenção ao Suicídio.27 de setembro de 2024, às 9h38 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Nesta quinta-feira, 26 de setembro, no Auditório da Sede do CREA-PA, colaboradores do Conselho receberam uma palestra fundamental alusiva ao Setembro Amarelo, o mês dedicado à Campanha de Conscientização da Prevenção ao Suicídio.
Em determinados momentos o estresse no trabalho, pressão excessiva, assédio, carga de trabalho excessiva e falta de apoio emocional podem contribuir, para problemas de saúde mental entre os trabalhadores e as trabalhadoras. E é nesse ponto, que a Psicóloga Organizacional, Dianny Cavalcante, fala dessa preocupação diante desses acontecimentos.
“São poucas as empresas que se preocupam com a saúde mental do colaborador, que investem em saúde mental, treinamento e desenvolvimento. Ou seja, que o CREA se preocupa com isso não só em setembro, que ele se importa de fato com os colaboradores”, comentou a Psicóloga.
“Em um cenário corporativo cada vez mais exigente, poucas empresas demonstram preocupação contínua com a saúde mental de seus colaboradores. Investir em saúde mental, treinamento e desenvolvimento pessoal ainda é um desafio que a maioria das organizações não consegue atender plenamente. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada US$ 1 investido em saúde mental no ambiente de trabalho, há um retorno de US$ 4 em produtividade. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido, já que apenas 15% das empresas no Brasil oferecem algum tipo de suporte psicológico contínuo aos seus colaboradores”, acrescentou.
Pode-se perguntar, como está sua saúde no trabalho? Como está lidando com as suas emoções? Como definiria sua saúde mental no trabalho?
Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio. Acredite, sua vida ainda terá muitos capítulos lindos se você se der uma chance de vivê-los.
Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do: 188, chat ou e-mail.
Vamos juntos fortalecer uma cultura de empatia, apoio e valorização da vida!