Barcarena sedia reunião microrregional do 12º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-PA
O município de Barcarena recebeu, na segunda-feira (16/06), a reunião microrregional preparatória para o 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA). O encontro reuniu profissionais das engenharias e geociências da região, debatendo temas estratégicos para o desenvolvimento social e profissional no estado.20 de junho de 2025, às 11h48 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O município de Barcarena recebeu, na segunda-feira (16/06), a reunião microrregional preparatória para o 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA). O encontro reuniu profissionais das engenharias e geociências da região, debatendo temas estratégicos para o desenvolvimento social e profissional no estado.
Durante o evento, foi escolhida a proposta que será levada à etapa estadual do congresso: “Saneamento para Todos: A importância do sistema de saneamento para famílias em situação de vulnerabilidade social”, de autoria do engenheiro sanitarista Natã Costa. A proposta foi amplamente discutida e recebeu apoio dos participantes, por destacar uma das principais carências estruturais da região e seu impacto direto na saúde pública, qualidade de vida e dignidade das populações mais vulneráveis.
Para a presidente do CREA-PA, Engª. Civil Adriana Falconeri, é fundamental que o saneamento seja tratado como prioridade em políticas públicas, principalmente em áreas onde o acesso a serviços básicos ainda é precário. Não é apenas uma questão técnica, mas de justiça social.
Além da escolha da proposta principal, o encontro também teve como pauta a eleição dos profissionais que irão concorrer como delegados regionais no Congresso Estadual de Profissionais, que ocorrerá em agosto. Esses delegados terão a responsabilidade de representar as demandas e propostas da microrregião de Barcarena no evento estadual, etapa preparatória para o Congresso Nacional.
O CEP é um importante espaço de construção coletiva para os profissionais do Sistema CONFEA/CREA e Mútua, e visa discutir políticas públicas, desenvolvimento sustentável, inovação e o fortalecimento das profissões tecnológicas. A reunião em Barcarena reforçou o compromisso da categoria com os desafios sociais e estruturais da Amazônia paraense.
O encontro contou com a presença de importantes lideranças do sistema CREA-PA e da engenharia local. Participaram do evento a Engenheira Civil Adriana Falconeri, presidente do CREA-PA; o Engenheiro de Controle e Automação Everton Ruggeri, vice-presidente do conselho e coordenador da Comissão Organizadora do 12º CEP/PA; o Engenheiro Civil Clemmer Batista, inspetor-chefe do CREA-PA em Barcarena; e o Engenheiro Bruno, inspetor auxiliar da unidade local. Também esteve presente o vereador de Barcarena, Engenheiro de Produção Rildo Magno, fortalecendo a articulação entre o poder público e o sistema profissional na busca por soluções para o desenvolvimento regional.
Próximos passos
Os delegados eleitos e a proposta selecionada seguem agora para o 12º CEP, que ocorrerá em agosto, em local ainda a ser confirmado pelo CREA-PA. A expectativa é que a proposta de Barcarena tenha destaque também na etapa estadual e possa avançar para o 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado pelo CONFEA ainda este ano.