Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/cop30-presidente-e-equipe-de-fiscalizacao-do-crea-pa-realizam-visita-tecnica-nas-obras-do-porto-futuro-ii/>.
Acesso em 24/04/2025 às 00h55.

COP30: Presidente e equipe de Fiscalização do CREA-PA realizam visita técnica nas obras do Porto Futuro II

O investimento faz parte das obras que prepara Belém para a COP30 em novembro.

15 de janeiro de 2025, às 14h22 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Faltam 299 dias para a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) que será realizada em novembro na capital paraense. Visando o compromisso de dar segurança à sociedade através da fiscalização do exercício profissional, seja ele pessoa física e jurídica, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará – CREA-PA, por meio da Presidente Engª. Civil Adriana Falconeri, ao lado da Equipe de Fiscalização do Conselho, realizaram no dia 07 de janeiro (terça-feira) a visita técnica nas obras do Porto Futuro II, que será direcionado às atividades econômicas, ligadas ao turismo, cultura, lazer e gastronomia.

A visita foi conduzida pela equipe de Engenheiros da Vale, responsável pela execução da obra. O Gerente de Engenharia, Eng. Civil Carlos Araújo, recebeu a Presidente e os profissionais ligados ao Conselho.

“Nós estamos em uma obra de restauros, cinco armazéns históricos, aqui, área portuária de Belém. Os restauros que envolve a parte de engenharia civil, engenharia de estrutura, engenharia mecânica, isso mostra adversidade né, engenharia industrial, adversidades de atividades que os profissionais da engenharia podem desenvolver, de uma obra desse grande porte para a nossa cidade” – disse.

Os avanços das obras são notáveis. Um dos marcos importantes alcançados estão a remoção de toda a cobertura dos cinco armazéns, a recuperação das estruturas metálicas, e a execução das fundações dos mezaninos. O marco das obras representa uma das maiores intervenções urbanas em execução do estado do Pará.

Com relação a mão de obra qualificada, o Engenheiro Carlos comenta: “aqui tem a quantidade de paraenses, em mais de 90% da obra. É um ponto que a gente valoriza muito, valorizando a mão de obra local, inclusive com a presença de mulheres na liderança das obras”.

O CREA-PA por meio do seu setor de Fiscalização, procura pesquisar as empresas, bem como seus profissionais que fazem parte da sua equipe técnica. Esses profissionais devem estar devidamente habilitados e registrados no Conselhos, bem como as empresas.

O Gerente de Fiscalização do CREA-PA, Eng. Civil Lucas Bezerra comentou a respeito da COP30 e da importância da engenharia e qualidade de vida: “com a Engenharia, a Agronomia e as Geociências por trás das soluções que garantem qualidade de vida, a COP30 será uma oportunidade para mostrar como essas áreas transformam desafios ambientais em desenvolvimento sustentável que fazem parte dessas obras. Isso garante que as obras estão sendo conduzidas por pessoas qualificadas, que vão trazer qualidade técnica para as obras, segurança e qualidade de vida” disse.

Porto Futuro II
Os armazéns do Porto Futuro II vão abrigar um Centro Gastronômico, um Centro de Inovação em Bioeconomia e a Caixa Cultura. No galpão 4A será o Museu das “Amazônias”, uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja proposta é criar um museu com acervo da Amazônia milenar. O espaço é uma amplificação do Porto Futuro e abrange toda a área entre a Estação das Docas e o Terminal Hidroviário de Belém.