Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-adere-ao-pacto-interinstitucional-pro-equidade-racial-do-tce-pa/>.
Acesso em 21/11/2024 às 04h24.

CREA-PA adere ao Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial do TCE-PA

Instituído pelo TCE-PA, em maio deste ano, o Pacto visa fomentar a promoção da equidade racial no território paraense.

19 de novembro de 2024, às 13h54 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Em maio deste ano, foi Instituído pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), o Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial do Estado do Pará, que visa fomentar a promoção da equidade racial no território paraense, com enfoque em ações pedagógicas e orientadoras. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), na presença da Vice-presidente, Tânia Mara Azevedo Gusti e do Procurador jurídico, Brenno Miranda, se tornou o mais novo signatário do Pacto, o qual tem mais de dez instituições que fazem parte.

Em alusão ao mês da Consciência Negra, a Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), localizado no bairro de São Brás, em Belém, recebeu no dia 8 de novembro de 2024, o Seminário “Caminhos para a Equidade Racial”, organizado pelo “Projeto Letramento Racial”, que consiste no processo educativo-formativo que promove a construção, no sujeito, da capacidade de identificar e reconhecer práticas racistas, no âmbito de sua cultura e vida cotidiana.

O encontro contou com a participação da Procuradora Jurídica do TCE-PA, Hellen Brancalhão; da Diretora de Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Samara Tirza; da Presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade da Ordem dos Advogados do Brasil, Suena Mourão; e da Vice-presidente do CREA-PA, Tânia Mara Azevedo Gusti. 

O Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial
É de caráter voluntário, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Pará, que visa contribuir e fomentar a promoção da equidade racial no território paraense. Poderão participar e aderir ao Pacto os órgãos e as entidades públicas e privadas, que sejam interessadas nas ações pedagógicas e orientadoras de interesse público e em regime de mútua cooperação em prol da equidade racial.