Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-celebra-90-anos-de-superacao-e-vitorias-como-o-maior-conselho-da-america-latina/>.
Acesso em 14/07/2024 às 01h53.

CREA-PA celebra 90 anos em evento histórico no Theatro da Paz

O CREA-PA, o primeiro e mais antigo Conselho da Amazônia, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências no Pará ao longo de nove décadas. A cerimônia foi conduzida pela Engenheira Civil Adriana Falconeri, a primeira presidente eleita em 90 anos de história do CREA-PA.

21 de junho de 2024, às 15h48 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Na última terça-feira (18), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) celebrou seus 90 anos com uma cerimônia exclusiva no Theatro da Paz, homenageando os profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do conselho e do Estado. O evento também marcou o lançamento do livro “Desafios Impulsionam a Transformação”, que narra a trajetória de lutas e conquistas desta importante entidade.

O CREA-PA, o primeiro e mais antigo Conselho da Amazônia, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências no Pará ao longo de nove décadas. A cerimônia foi conduzida pela Engenheira Civil Adriana Falconeri, a primeira presidente eleita em 90 anos de história do CREA-PA. Em seu discurso, ela destacou os desafios e as conquistas da entidade.

Presidente do Crea-PA, Eng. Adriana Falconeri

“O estado do Pará é gigante, mas nossa vontade de sair da invisibilidade é ainda maior. Estamos percorrendo todos os municípios em busca de aproximação com alunos, profissionais e órgãos públicos, trabalhando incansavelmente. Somos o Sistema Confea/Crea e Mútua, o maior conselho profissional da América Latina, quiçá do mundo, e este momento jamais poderia passar em branco. Por isso escolhemos o Theatro da Paz, casa de grandes espetáculos, para celebrar com a grandiosidade que nosso CREA-PA merece.”

Entre os homenageados estavam ex-presidentes do CREA-PA que marcaram suas gestões:

– Adolfo Morales de Los Rios Filho (Arquiteto – 1933/1935)
– Amyntas de Lemos (Engenheiro Civil – 1936/1937)
– Virgínio Marques Santa Rosa (Engenheiro Civil – 1938/1939)
– João Dias da Silva (Engenheiro Civil – 1939/1942)
– Antônio Ferreira Celso (Engenheiro Civil – 1943/1944)
– Lourival de Ferreira Bahia (Engenheiro Civil – 1945/1971)
– Alírio César de Oliveira (Engenheiro Civil – 1971/1972)
– Sérgio da Fonseca Dias (Engenheiro Agrônomo – 1973/1975)
– Salomão Marcos Pinto (Engenheiro Civil – 1976/1978)
– João Messias dos Santos Filho (Engenheiro Civil – 1979/1984, 1991/1993 e 2000/2002)
– João Alberto Fernandes Bastos (Engenheiro Eletricista – 1985/1987)
– Cândido Antônio Barbosa Bordalo (Engenheiro Civil – 1988/1990)
– João de Oliveira Sobrinho (Engenheiro Civil – 1994/1996 e 1997/1999)
– Antônio Carlos Albério (Engenheiro Agrônomo – 2003/2008 e 2012/2014)
– José Leitão de Almeida Viana (Engenheiro Civil – 2009/2011)
– Elias da Silva Lima (Engenheiro Agrônomo – 2015/2017)
– Carlos Milhomem Chaves (Engenheiro Civil – 2018/2020 e 2021/2022)
– Adriana Falconeri Rebelo Boy (Engenheira Civil – 2022/2023 e 2024/Atual)

 

Diversas personalidades e instituições também foram homenageadas, incluindo empresas e profissionais destacados:

– Quadra Engenharia
– Tem Tavares Energia e Construtora Ltda
– Eng. Civil Andryo Henrique Freitas da Silva – Inspetor de Itaituba
– Arquiteto José Gumercindo Rebelo – Inspetor
– Eng. Amb. Eduarda Georgina Siqueira Santana – Inspetora de Tucuruí
– Oscarina Correa Furtado (Funcionária do CREA-PA)
– Eronilda Branches de Vasconcelos Dezincourt (Funcionária do CREA-PA)
– Marllus Sousa Pimentel (Agente Fiscal com maior produção 2022-2024)
– Eng. Eletricista Edson Ortiz de Matos (Conselheiro mais antigo do CREA-PA)
– Eng. Civil Lutfala de Castro Bitar
– Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará
– Companhia de Saneamento do Pará – Cosanpa
– Comando Militar do Norte
– Clube de Engenharia (Entidade mais antiga)
– Universidade Federal do Pará – UFPA (Instituição de Ensino)
– Engenheiro Agrícola Fabio Roberto Niedermeier (Profissional que mais registrou ART até 2023)
– TK Elevadores Brasil Ltda (Empresa contratada com maior número de ART)
– Engenheiro Agrônomo Walmir Hugo Pontes dos Santos (Profissional com registro mais antigo)
– Engenheiro Civil Everton Luiz Moraes Franklin (Profissional recém-registrado)

Eng. Civil André Tavares

“É um reconhecimento que me enche de orgulho e gratidão, mostrando que o trabalho árduo e dedicado sempre vale a pena. Que este momento seja celebrado não apenas como um marco histórico, mas como um incentivo renovado para continuar contribuindo para o desenvolvimento e a excelência na nossa área”, disse o diretor executivo da TEN – TAVARES Energia e Construtora, Eng. Civil André Tavares.

O Secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, destacou a importância do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) continuar seu trabalho com dedicação. Ele elogiou a gestão da presidente Adriana Falconeri e reconheceu o papel fundamental de todos os presidentes anteriores na construção do prestígio atual do CREA, que hoje se destaca nacionalmente. Ressaltou ainda que o Governo do Estado está comprometido em apoiar e servir à comunidade, e, por ocasião dos 90 anos do CREA-PA, parabenizou todos os profissionais envolvidos nessa trajetória de sucesso.

Secretário de Obras Públicas, Eng. Civil Ruy Cabral.

O Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Eng. Telecom. Vinicius Marchese, enfatizou que os profissionais devem assumir um papel protagonista no processo de transformação. Marchese ressaltou a importância crucial de os engenheiros assegurarem uma prestação de serviço de alta qualidade, destacando que estes têm um papel fundamental na resolução dos problemas municipais, estaduais e do País. Ele enfatizou que o cidadão depende diretamente dos serviços de engenharia e que a mudança começa pela mentalidade da sociedade. Ele disse ainda que os engenheiros desempenham um papel essencial para impactar positivamente a vida das pessoas por meio de projetos de infraestrutura bem executados. Ele sublinhou que a função do sistema é facilitar a vida dos profissionais, permitindo-lhes oferecer um serviço mais eficiente e de maior qualidade à sociedade como um todo.

Presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese.

 

O diretor geral da Mútua-PA, Eng. Sanitarista Josué Rocha, compartilhou sua visão sobre os desafios enfrentados e o trabalho para beneficiar os profissionais. Ele destacou que a colaboração com a gestão da  presidente Adriana Falconeri é essencial para fortalecer a relação institucional e ampliar as oportunidades de apoio e desenvolvimento para os associados.

Diretor Geral da Mútua-PA, Eng. Sanit. Josué Rocha.

Entre os presentes estavam o deputado estadual Fábio Freitas, a reitora da Universidade da Amazônia – UNAMA, Betania Fidalgo; o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Eng. Civil Diego Benitah; as diretoras da Mútua-PA, Eng. Florestal Milena Peper e Eng. Ambiental Thais Braga; e o diretor do Instituto de Tecnologia – ITEC da UFPA, Eng. Civil Hito Braga; da presidente do Sindicato dos Engenheiros do Pará – SENGE, Eng. Civil Eugênia Von Paumgartten, o o presidente do Clube de Engenharia, Eng. Civil Paulo Afonso. Além destes, inspetores, funcionários, e conselheiros federais também participaram do encontro, que reuniu uma diversidade de lideranças e profissionais.

Até hoje, 17 presidentes efetivos já passaram pelo comando do CREA-PA, cada um contribuindo para a construção de um legado sólido e duradouro.