Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-fiscaliza-mineradora-em-conceicao-do-araguaia/>.
Acesso em 08/05/2024 às 12h19.

Crea-PA fiscaliza mineradora em Conceição do Araguaia

14 de junho de 2023, às 20h04 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Uma comitiva do CREA-PA esteve na manhã da terça-feira, 13 de junho, no canteiro de obras da mineradora Horizonte Minerals, em Conceição do Araguaia. O objetivo da visita foi para fiscalizar e orientar as empresas e profissionais responsáveis pela construção do Projeto Araguaia, o maior investimento em níquel do país.

Além da construção do Projeto Araguaia, a Horizonte Minerals está avançando no estudo de viabilidade do Projeto Vermelho, que produzirá aproximadamente 15 mil toneladas de níquel e 600 toneladas de cobalto — na primeira fase de desenvolvimento —, para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos.

De acordo com a presidente do Regional paraense, engenheira civil Adriana Falconeri, a fiscalização do CREA nas mineradoras é necessária, pois essa ação visa a valorização profissional e a geração de empregos diretos e indiretos. “Com essa ação, queremos que mais empregos sejam gerados dentro do nosso Estado. Temos milhares de profissionais com capacidade técnica para esses serviços precisando de uma oportunidade”, ressaltou.

Para o gerente de Fiscalização, Kleber Souza, explica que o profissional deve ter atribuição para exercer a atividade e deve emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), já a empresa deve ser registrada no Crea-PA e possuir quadro técnico compatível com as suas atividades.

O inspetor do Crea-PA em Conceição do Araguaia, engenheiro Klinsman Santana, reforçou a importância da ação de fiscalização no município. “Essa iniciativa visa, principalmente, fortalecer as atividades das engenharias, da agronomia e das geociências”, disse.