Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-fiscaliza-obras-da-estacao-das-docas-do-canal-da-avenida-de-souza-franco-e-de-construcao-do-parque-linear/>.
Acesso em 27/07/2024 às 09h41.

CREA-PA fiscaliza obras da Estação das Docas, do canal da Avenida de Souza Franco e da construção do Parque Linear

Na última quinta-feira, 16, o Gerente de Fiscalização, Kléber Santos, ao lado do Fiscal Luiz Negrão, promoveram ações de fiscalização em projetos que estão sendo revitalizados para a Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas - COP 30

22 de maio de 2024, às 11h05 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na última quinta-feira, 16, o Gerente de Fiscalização, Kléber Santos, ao lado do Fiscal Luiz Negrão, promoveram ações de fiscalização em projetos que estão sendo revitalizados para a Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas – COP 30, que será sediada na capital paraense em novembro de 2025.

As obras fiscalizadas foram, a Reforma do Canal da Avenida de Souza Franco e Construção do Parque Linear, assim como a reforma do complexo turístico – Estação das Docas.

Fiscalização na Doca

Seguindo as orientações do Gerente de Fiscalização, Kléber Santos, que reforçou a obrigatoriedade do registro de empresas, para exercício legal das atividades de prestação de serviços e/ou obras que exerçam qualquer atividade ligada as áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, apresentando o quadro técnico e os responsáveis técnicos.

Gerente de Fiscalização, Kléber Santos, ao lado do Fiscal Luiz Negrão.

O Eng. Civil responsável pela obra, conversou com os funcionários do Conselho e ressaltou a importância da ação, defendendo a sociedade no que diz respeito à qualidade, ética e, principalmente, coibindo a prática do exercício ilegal dessas profissões.

Além da obra, mais de 2.400m de novo afastamento, serão realizados na Avenida Visconde de Souza Franco.

Além da Passarela, serão construídos: quiosques para lanche, jardins de chuva, área para piquenique, espaço para eventos, área pet, urbanização viária, playground, academia ao ar livre e fonte interativa.

Estação Das Docas
Durante a visita ao local da obra, foi informado o uso das ARTs, a relação dos funcionários e empresas que estão executando os trabalhos na reforma do complexo turístico.

A obra conta com engenheiros eletricistas, mecânicos, civis, químicos, da parte ambiental e gestão, que estão à frente das empresas que fazem parte das determinadas execução do projeto.

Fiscais e representantes de empresa contratada, para serviços da obra de revitalização do Complexo Turístico.

Sobre a ART
A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é o instrumento que define os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos à área tecnológica. O documento é exigido na elaboração de projetos, consultoria, execução de obras e serviços, independentemente, do nível de atuação do profissional. Exigência válida também para o registro de desempenho de cargo ou função técnica em órgãos públicos, ou empresas privadas.