Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-intensifica-fiscalizacao-em-aterros-sanitarios-e-lixoes-no-sudeste-do-para/>.
Acesso em 27/07/2024 às 09h43.

CREA-PA intensifica fiscalização em Aterros Sanitários e Lixões no Sudeste do Pará

Inspetores e Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), promoveram durante essa semana, ações de fiscalização em aterros sanitários e liixões Comtrolados, no período de 13 a 17 de maio de 2024.

20 de maio de 2024, às 9h21 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Inspetores e Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), promoveram durante essa semana, ações de fiscalização em aterros sanitários e lixões Controlados, no período de 13 a 17 de maio de 2024.

Os Agentes Fiscais da Inspetoria de Marabá, Manoel Viana e Joelson Raul, iniciaram uma ação de fiscalização de aterros sanitários e lixões, nos municípios de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins e Rondon do Pará.

“Em Bom Jesus do Tocantins entramos em contato com a Analista Ambiental, Bruna Virgílio Louzada, onde explicamos os objetivos da fiscalização e solicitação de algumas demandas relativos as atividades de engenharia desenvolvida no aterro sanitário do município” – relatou o Agente Fiscal do CREA, Gestor Ambiental Manoel Viana Neto.

 

Agente Fiscal do CREA, Gestor Ambiental Manoel Viana Neto.

 

Abel Figueiredo
Visita a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município, onde foi realizada uma reunião com o Secretário Sr. Laudis Carvalho Dutra e sua equipe, em que os Agentes Fiscais, Manoel Viana e Joelson Raul, explicaram o objetivo da fiscalização do CREA/PA e em seguida realizaram uma visita in loco no aterro controlado da cidade.

 

Visita a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município.

 

Rondon do Pará
Com a participação do Inspetor Especial, Eng. Agrônomo Rafael Barros, os Agentes Fiscais, Manoel Viana e Joelson Raul, visitaram o Centro Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos de Rondon, os quais foram recebidos pelo Eng. Civil, Matheus Rodrigues, responsável pela implantação do aterro.

 

Visitaram o Centro Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos de Rondon.

 

“Solicitamos ARTs dos projetos e execução das seguintes obras: Central de triagem e tratamento, Área administrativa, 04 células para armazenamento do tratamento do lixo, Galpões de triagem/oficina e da estação de tratamento, e da área ambiental, solicitamos projeto básico e executivo, licenciamento, estudos, monitoramento, relação de empresas terceirizadas e responsáveis técnicos – comentou o Agente Fiscal, Biólogo Joelson Raul da Silva.

Teve espaço para mais uma visita, desta vez, na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, juntamente com o Inspetor Especial, Eng. Agrônomo, Rafael Barros, que foram recebidos pelo Secretário Sr. Weliton Porto, onde foi explicado o objetivo da fiscalização.

 

Agentes Fiscais Manoel Viana e Joelson Raul, Inspetor Especial Rafael Barros e Secretario Weliton Porto.

 

Iniciativa da Presidente do CREA/PA Adriana Falconeri juntamente com o Diretor Geral, Josué Rocha da Mútua, de capacitação dos Agentes Fiscais do CREA, para realização dessas fiscalizações nos lixões e aterros controlados dos municípios do estado do Pará, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Recordamos que durante o 1° Congresso Internacional de Resíduos Sólidos em São Paulo, a Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), Engenheira Civil Adriana Falconeri, proferiu uma palestra enfatizando a atuação do CREA-PA e as estratégias do Sistema CONFEA/CREA e Mútua para a Conferência das Partes (COP 30), que será sediada em Belém.

Os melhores especialistas, líderes governamentais, empresários, acadêmicos e demais interessados no tema estiveram reunidos, de 7 a 9 de maio, para explorar soluções inovadoras, que moldarão o futuro das cidades sustentáveis.