Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-intensificou-a-fiscalizacao-do-carnaval-nas-cidades-do-interior-do-estado/>.
Acesso em 30/04/2025 às 01h12.

CREA-PA reforça fiscalização no interior do Estado

Os municípios também contaram com a visita dos agentes garantindo que todas as estruturas atendam as normas técnicas.

10 de março de 2025, às 12h40 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

De 28 de fevereiro a 04 de março de 2025, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) promoveu a “Ação Carnaval Seguro” que visa identificar se os serviços relacionados ao desempenho das atividades envolvendo a infraestrutura do carnaval estão sendo executados por profissionais ou empresas habilitados, garantindo mais segurança e conforto aos foliões. A fiscalização é uma recomendação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e também deverão ocorrer em outras datas comemorativas, que concentram um fluxo grande de pessoas.

Realizada em municípios como: Abaetetuba, Barcarena, Santa Isabel, Santo Antônio do Tauá, Vigia de Nazaré, Alter do Chão (Santarém), Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua, Bragança, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, São João de Pirabas, Ourém, Capitão Poço, Irituia, São Miguel do Guamá e Nova Timboteua.

Durante a ação, os fiscais exigiram que profissionais e empresas devidamente habilitados sejam os responsáveis pela estrutura de arquibancadas, palcos, tendas, sistemas de combate a incêndio, trios elétricos, carros alegóricos, camarotes, sistemas de som e iluminação e até banheiros químicos. Os serviços devem ser acompanhados das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), documento que define para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução das atividades técnicas no evento.

A segurança dos foliões também depende da engenharia. A presença de um responsável técnico na montagem das estruturas, por exemplo, é fundamental para garantir que os projetos sejam executados da maneira correta e com segurança.