CREA-PA no 8° Seminário de Acessibilidade em Santa Catarina
O CREA-SC realizou o evento, que debateu a importância das adequações nas edificações públicas.2 de outubro de 2024, às 9h14 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O CREA-SC realizou o evento, que debateu a importância das adequações nas edificações públicas.
A 8° edição do Seminário de Acessibilidade, que ocorreu no dia 18 de setembro, no auditório do Ministério Público de Santa Catarina, trouxe o evento que alerta para a necessidade urgente de adequação de espaços e obras públicas, visando à inclusão das pessoas com deficiência (PCD).
Representando o Conselho de Engenharia e Agronomia do Pará – CREA-PA, o Coordenador da Câmara de Engenharia Civil, Eng. Civil, Irandir Diniz, acompanhado da Eng.ª Civil Thaita Costa, participaram da programação que abordou temas cruciais sobre a inclusão de pessoas com deficiência em diversas áreas, com ênfase especial na Engenharia.
“A troca de experiências e o aprofundamento técnico, por meio das palestras e minicursos, foram extremamente enriquecedores. O evento representou um passo significativo para a conscientização e promoção de ações concretas voltadas à acessibilidade, servindo como base para sugestões de melhorias no trabalho a ser desenvolvido pelo CREA-PA”, comentou a Eng.ª Thaita.
“Durante o evento, ficou evidente que, em cidades mais desenvolvidas, os profissionais têm um olhar mais atento e detalhado sobre essas questões, o que ressalta o quanto ainda precisamos avançar em nosso estado no que tange a essa temática de extrema relevância. Como representantes do CREA-PA e membros do Grupo de Trabalho (GT) de Acessibilidade, é fundamental que demos passos firmes em direção à conscientização e qualificação dos nossos profissionais”, acrescentou.
Irandir, mencionou a participação do Conselho no evento, disse, “ir e vir é um direito constitucional, nesse contexto, pessoas com algum tipo de deficiência sofrem quando enfrentam dificuldade devido às barreiras da acessibilidade. A primeira barreira é a atitudinal e a outra da inclusão social eliminando as barreiras físicas. No 8° seminário sobre acessibilidade em SC, Aprendemos que: Nada sobre PCDs devem ser decidido sem antes ouvi-los, se a inclusão é para eles que seja feita com eles. Parabéns ao Crea.SC e Ministério Público de SC”.
A PORTARIA N° 49, DE 11 DE ABRIL DE 2024 , apresenta o Grupo de Trabalho voltados às demandas de mobilidade e acessibilidade no âmbito do estado do Pará, fazendo parte os Engenheiros Civis, Irandir Diniz e Thaita Costa.