CREA-PA orienta sobre legislação no uso de defensivos agrícolas com drones em São Domingos do Araguaia
De acordo com o CREA-PA, empresas prestadoras de serviços com drones devem obrigatoriamente contar com engenheiros habilitados em seus quadros técnicos e estar devidamente registradas no Conselho.30 de junho de 2025, às 10h49 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) participou, na última terça-feira (24), de uma palestra sobre a legislação relacionada ao uso de defensivos agrícolas, com foco especial na aplicação por drones, realizada no município de São Domingos do Araguaia.
O evento foi idealizado durante uma visita dos agentes fiscais do Conselho à Secretaria de Meio Ambiente local, onde, em reunião com o secretário e os responsáveis técnicos da pasta, surgiu a proposta de ampliar o debate sobre o uso seguro e legal dessa tecnologia no campo.
A atividade contou com a presença de representantes de diversos órgãos como IBAMA, MAPA, ADEPARÁ, SEMA, além de produtores rurais e empresas prestadoras de serviços com drones na região.
A tecnologia dos drones já é uma realidade consolidada na agricultura, oferecendo redução de custos, ganho de tempo e maior eficiência nas aplicações. No entanto, seu uso exige atenção à legislação e a presença de um responsável técnico habilitado e devidamente registrado no CREA-PA, garantindo segurança, qualidade e conformidade ambiental.
Participaram do evento a inspetora especial de São Domingos do Araguaia, Engª. Agro. Pollione dos Santos, o inspetor especial de Igarapé-Açu, Eng. Agro. George Junior, e os agentes fiscais Ana Paula Pimentel, Joelson Leal e Manoel Viana.
“O engenheiro agrônomo ou florestal possui as atribuições necessárias para garantir a aquisição correta dos defensivos agrícolas e a adoção das boas práticas de aplicação. Ter um profissional habilitado é sinônimo de bons negócios, produtividade e respeito ao meio ambiente”, destacou o inspetor George Junior.
De acordo com o CREA-PA, empresas prestadoras de serviços com drones devem obrigatoriamente contar com engenheiros habilitados em seus quadros técnicos e estar devidamente registradas no Conselho.