CREA-PA participa da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes em Porto Alegre
Entre os principais pontos debatidos, estiveram a apresentação do Selo de Excelência para cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, iniciativa que busca garantir maior qualidade na formação dos profissionais da área, e as ações do CDER Nacional.22 de setembro de 2025, às 14h18 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Nos dias 18 e 19 de setembro de 2025, em Porto Alegre (RS), foi realizada a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, reunindo lideranças de todo o país para debater pautas estratégicas e fortalecer a atuação integrada do Sistema.
A abertura do evento contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reforçando a importância do diálogo entre o poder público e o Sistema Confea/Crea e Mútua. A participação de uma autoridade estadual no encontro destacou a relevância do papel das engenharias, da agronomia e das geociências no desenvolvimento socioeconômico e sustentável do país.
Entre os principais pontos debatidos, estiveram a apresentação do Selo de Excelência para cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, iniciativa que busca garantir maior qualidade na formação dos profissionais da área, e as ações do CDER Nacional, incluindo a proposta de mapeamento dos lixões da Amazônia, que contará com o apoio dos presidentes da região Norte, além de Maranhão e Mato Grosso, para envio das coordenadas geográficas dos locais.
Durante o encontro, a presidente do CREA-PA, Engenheira Adriana Falconeri, também apresentou os resultados obtidos com a consulta pública nacional da engenharia para a COP30, destacando a aprovação de um stand do Sistema Confea/Crea e Mútua na Green Zone da conferência. A conquista reforça o protagonismo do Pará e das engenharias brasileiras em pautas de relevância internacional, sobretudo nas discussões climáticas que ocorrerão em Belém em 2025.

A reunião evidenciou mais uma vez a importância da união entre Confea, Creas e Mútua na valorização profissional e na construção de soluções que impactam diretamente a sociedade e o desenvolvimento sustentável do Brasil.
FOTOS: Wellyngton Coelho (ASCOM CREA-PA).




