CREA-PA participa da 7ª Conferência Estadual das Cidades em Belém
Evento debate propostas para o desenvolvimento urbano e será referência para a etapa nacional.14 de agosto de 2025, às 11h07 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) marcou presença na 7ª Conferência Estadual das Cidades, realizada na última quarta-feira (13) na Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), no bairro de Nazaré, em Belém. O encontro faz parte da programação oficial do evento, que começou no dia 12 e segue até 14 de agosto de 2025, reunindo representantes da sociedade civil e do poder público para discutir o futuro das cidades paraenses.
Propostas para cidades mais inclusivas e sustentáveis
Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”, a conferência tem como objetivo selecionar 20 propostas nas áreas de saneamento, mobilidade urbana, habitação, regularização fundiária, transformação digital, território, sustentabilidade ambiental e transição climática. Essas soluções serão levadas à 6ª Conferência Nacional das Cidades, que definirá diretrizes para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
As propostas debatidas no encontro estadual são fruto de um processo participativo que envolveu mais de 100 municípios paraenses em conferências municipais. No total, centenas de ideias foram registradas e agora passam por avaliação para determinar as que terão maior impacto e viabilidade.
Papel do CREA-PA no diálogo técnico

Segundo a profissional, Jéssica Maciel, Engenheira Florestal e Gerente Técnica do CREA-PA, a participação do conselho ocorre por meio da análise dos eixos temáticos propostos por representantes do movimento social, organizações da sociedade civil e instituições de ensino.
“Colaboramos com a elaboração, implementação e monitoramento de políticas públicas relacionadas às áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Acreditamos que nossa atuação será efetiva nos debates e nas propostas apresentadas, visando aprimorar a fiscalização e o exercício das atividades profissionais vinculadas ao Sistema CONFEA/CREA e Mútua, em prol do desenvolvimento urbano das cidades do Pará”, destacou.
Demandas e desafios da habitação

Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM).
Entre os participantes, o debate sobre habitação e regularização fundiária ganhou destaque. Ayrton Clay, Conselheiro Estadual das Cidades pela CONAM (Confederação Nacional das Associações de Moradores), enfatizou a importância de adequar as políticas habitacionais às realidades locais.
“Nossa principal reivindicação é a efetiva aplicação dos programas sociais para a promoção da reforma urbana. Precisamos realizar cadastros habitacionais para identificar o déficit habitacional, já que muitos programas existentes não atendem às nossas necessidades e particularidades. O Pará tem desafios específicos e precisa respeitar sua cultura habitacional”, afirmou.
A importância da participação popular

Foto: Bruno Cruz / Ag. Pará
Para Fernanda Paes, presidente do Conselho Estadual das Cidades e secretária da Secretaria de Cidades e Integração Regional, o evento reforça o papel democrático das conferências.
“As propostas discutidas nesses três dias serão encaminhadas para a Conferência Nacional das Cidades. Elas nascem nas conferências municipais e, aqui, selecionamos 20 para levar ao âmbito nacional. É fundamental ouvir cada cidadão, entender os problemas e necessidades das cidades, e lembrar que uma cidade é feita de pessoas, sonhos e esperanças”, afirmou.
A expectativa, segundo a secretária, é que os debates impulsionem o desenvolvimento, atraiam investimentos e promovam a inclusão social e ambiental no Pará.
Organização e parceiros
A 7ª Conferência Estadual das Cidades é promovida pela Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional (SECIR) e pelo Conselho Estadual das Cidades do Pará (ConCidades-PA), com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Ministério das Cidades e da Prefeitura de Belém.