Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-participa-de-acao-em-prol-do-recolhimento-adequado-de-embalagens-vazias-de-agrotoxicos-dos-consumidores-em-maraba-e-itupiranga/>.
Acesso em 27/07/2024 às 01h21.

CREA-PA participa de ação em prol do recolhimento adequado de embalagens vazias de agrotóxicos dos consumidores em Marabá e Itupiranga

Na semana dos dias 14 a 19 de agosto, o CREA-PA participou, em colaboração com a Associação Do Comercio De Insumos Agropecuários De Marabá - ACIMAR e ADEPARÁ, de uma ação em prol do recolhimento adequado de embalagens vazias de agrotóxicos dos consumidores.

24 de agosto de 2023, às 9h49 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na semana dos dias 14 a 19 de agosto, o CREA-PA participou, em colaboração com a Associação Do Comercio De Insumos Agropecuários De Marabá – ACIMAR e ADEPARÁ, de uma ação em prol do recolhimento adequado de embalagens vazias de agrotóxicos dos consumidores.
A ação de recebimento itinerante ocorreu nos municípios de Marabá e Itupiranga, além da Vila União e Capistrano de Abreu (Zona Rural de Itupinga) e Vila Sororó (Zona Rural de Marabá), e contou com a presença dos agentes fiscais do CREA-PA, Elival Nóbrega, Osman Junior e Manoel Viana.
O Conselho Regional De Engenharia E Agronomia Do Pará – CREA-PA com a ACIMAR e a ADEPARÁ, executaram um papel fundamental na campanha, promovendo aprendizado correto sobre o descarte desses materias e minimizando os impactos negativos no meio ambiente, visto que o despojamento incorreto pode contaminar solos, água e a exposição a substancias químicas nocivas.
Nessa ação foi realizada também a verificação do comércio de agrotóxicos quanto à emissão de Receituário Agronômico e ART de Armazenamento, conforme exigência legal, orientando também os comerciantes e profissionais quanto a importância de exigir dos produtores rurais a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos para garantia do cumprimento da legislação.
Por fim, ocorreu a devolução de embalagens nas comunidades rurais programadas e também no Parque de Exposição do município de Itupiranga e na Sede da ACIMAR, em Marabá.
Com isso, a participação ativa do CREA-PA reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental na agricultura da região.