Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-participa-de-cerimonia-em-homenagem-as-mulheres-na-engenharia-na-camara-dos-deputados/>.
Acesso em 27/07/2024 às 11h45.

CREA-PA participa de cerimônia em homenagem às mulheres na engenharia na Câmara dos Deputados

23 de junho de 2023, às 12h12 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Uma sessão solene foi realizada, nesta quinta-feira (22/06), na Câmara dos Deputados, em Brasília, para homenagear às Mulheres na Engenharia. A presidente do CREA-PA, engenheira civil Adriana Falconeri, esteve acompanhada da vice-presidente do CREA-PA, engenheira ambiental Elizene Sarmento; da coordenadora do Programa Mulher, engenheira florestal Milena Peper; e da diretora da Mútua-PA. A cerimônia, solicitada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) para celebrar o Dia Internacional da Mulher na Engenharia, atende o requerimento da deputada federal eng. agr. Marussa Boldrin (MDB-GO).

O presidente do Confea, engenheiro civil Joel Kruger, destacou que a data foi criada pela Women’s Engineering Society em 2014 como “um incentivo para a luta de todas estas mulheres profissionais que temos em todo o Brasil, atuando em benefício da sociedade e das nossas profissões”. Joel comentou então a criação do Programa Mulher no Crea-PR em 2016 e que seria levado ao Confea ao início de seu primeiro mandato. “Queríamos dar essa amplitude nacional e em 2018 criamos o Programa no Confea como espaço de abertura de oportunidades às nossas profissionais em todo Brasil. A sessão solene de hoje coroa esse trabalho de todas essas profissionais do Sistema”, considerou.

Ao comentar as falas do presidente do Confea e as das representantes que compuseram a mesa de trabalhos, a deputada Jack Rocha lembrou que o atual Parlamento contempla a sua maior bancada feminina. “Mulheres devem ficar onde quiserem. Temos hoje sete mulheres ocupando a presidência dos Creas. Essa representatividade está inspirando meninas a entrar nesse espaço que é tão desafiador”, disse a deputada, saudando o lançamento da Frente Parlamentar Mista do Sistema Confea/Crea e Mútua, a que esteve presente na noite anterior, e parabenizando o trabalho das engenheiras na implementação das políticas públicas, ao lamentar que o Brasil esteja com mais 250 mil obras paradas.

A presidente do CREA-PA, Adriana Falconeri, ressalta importância das mulheres engenheiras para a economia e desenvolvimento do País. Falconeri comenta ainda que, “não é uma luta entre gêneros, mas uma luta por mais oportunidades, maior visibilidade e igualdade”.

Fotos: Comunicação do Confea