Marca do CREA-PA para impressão
Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-participa-de-encontro-com-formandos-de-agronomia-da-ufopa-em-santarem/>.
Acesso em 04/09/2026 às 02h18.

CREA-PA participa de encontro com formandos de Agronomia da UFOPA, em Santarém

O encontro foi realizado no dia 24 de agosto, na UFOPA, e contou com a participação da chefe da Regional Santarém do CREA-PA, Eng.ª Florestal Sarah Baumann.

3 de setembro de 2026, às 9h53 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A convite da Prof.ª Dr.ª Danielle Wagner, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) participou de um encontro com os formandos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém. O momento proporcionou aos futuros profissionais informações sobre o Sistema CONFEA/CREA, o exercício profissional e as oportunidades oferecidas pelo Conselho.

O encontro foi realizado no dia 24 de agosto, na UFOPA, e contou com a participação da chefe da Regional Santarém do CREA-PA, Eng.ª Florestal Sarah Baumann.

Durante a programação, foram apresentadas orientações sobre o processo de registro profissional e destacada a importância de manter a atuação regular junto ao Conselho. Também foram abordados os benefícios oferecidos pela Mútua, as oportunidades de participação no CREAJr e a importância da aproximação dos futuros profissionais com o Sistema CONFEA/CREA.

“Foi um momento muito gratificante e alegre, de troca de conhecimentos e aproximação com os futuros profissionais da Agronomia. Poder conversar com os formandos sobre as responsabilidades, os direitos e as oportunidades que acompanham o exercício profissional é uma experiência muito especial”, destacou Sarah Baumann.

Incentivo ao conhecimento e à aplicação dos princípios éticos

Outro tema de destaque foi o Código de Ética Profissional. Durante a conversa, foram apresentados seus princípios e deveres, além das possíveis penalidades decorrentes do descumprimento das normas que orientam o exercício ético da profissão.

Ao final do encontro, cada formando recebeu um exemplar do Código de Ética Profissional, como forma de incentivar o conhecimento e a aplicação dos princípios éticos desde o início da trajetória profissional.

Integração entre o CREA-PA e as instituições de ensino

A iniciativa reforça a importância da integração entre o CREA-PA e as instituições de ensino, contribuindo para aproximar os futuros profissionais do Sistema CONFEA/CREA e fortalecer, desde a formação acadêmica, a cultura de ética, responsabilidade e compromisso com a sociedade no exercício das Engenharias, da Agronomia e das Geociências.

Texto: André Arnaud (ASCOM CREA-PA).
Fotos: Divulgação.