CREA-PA participa de evento sobre Sustentabilidade e Integração Energética na Amazônia
Evento realizado pela FIEPA reuniu estudantes, empresários, gestores, profissionais da indústria e fornecedores de bens e serviços.30 de junho de 2025, às 12h40 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Foram dois dias intensos de trocas, ideias e conexões entre profissionais, com foco em uma matriz energética mais limpa, diversa e sustentável. O Amazon Energy 2025, realizado nos dias 25 e 26 de junho pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), reuniu estudantes, empresários, gestores, profissionais da indústria e fornecedores de bens e serviços no salão de eventos da Federação.
Representando a presidente do CREA-PA, Eng.ª Civil Adriana Falconeri, o conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica e Segurança do Trabalho, eng. eletricista, MSc. Thiago Brito, marcou presença no evento e ressaltou a importância do tema para a região.
“Acompanhei as discussões, dialogando com os participantes sobre o papel essencial da engenharia e das geociências para o avanço da infraestrutura energética regional. Os desafios são grandes e, sem profissionais habilitados, não conseguiremos superá-los. Precisamos enfrentar a baixa capilaridade da infraestrutura energética em áreas isoladas e garantir o licenciamento ambiental com responsabilidade técnica e social”, afirmou Thiago.

“Além disso, é necessário conciliar o desenvolvimento energético com a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos, mitigando os riscos geotécnicos e geológicos em grandes obras de infraestrutura”, ressaltou.
Com o tema “Integração Energética para o Progresso da Amazônia, com Sustentabilidade e Inclusão Social”, os palestrantes debateram alternativas para um futuro energético mais sustentável na região. Estiveram presentes diretores e coordenadores de empresas, organizações privadas e institutos como FIRJAN, Sebrae Onshore, Companhia de Gás do Pará, Ministério de Minas e Energia, Instituto Brasileiro de Petróleo e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O PAPEL DA ENGENHARIA
As engenharias e as geociências são fundamentais para planejar, viabilizar e monitorar projetos de energia que respeitem a complexidade socioambiental da Amazônia.
Têm papel decisivo nesse processo, seja na formulação de soluções inovadoras e resilientes, seja no monitoramento ambiental e socioeconômico dos empreendimentos. É preciso promover uma transição energética justa e inclusiva, que considere não apenas os indicadores de potência e eficiência, mas também os valores sociais, culturais e ambientais da Amazônia.