Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-participa-do-crea-norte-em-vista/>.
Acesso em 20/04/2024 às 03h10.

CREA-PA participa do CREA Norte em Boa Vista; Coordenadores das Câmaras de Geologia e Engenharia de Minas também reuniram na cidade

20 de maio de 2023, às 15h54 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará, Crea-PA, eng. Civil Adriana Falconeri, participou, nos dias 17 e 18 de maio, em Roraima, da 2ª Reunião Ordinária do Crea Norte, que tem como objetivo a troca de informações regionais e administrativas entre os conselhos. O encontro serviu ainda para discutir a modernização das ações dos CREAs do Norte.

Além da presidente do CREA-PA, participaram da reunião a superintendente, Cristiane França, a chefe de gabinete, Eliane Pena e os presidentes dos Regionais do Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Durante a programação, os representantes dos CREAs visitaram a Usina Termelétrica de Biomassa – UTE JACITARA.

Encontro Nacional de Coordenadores das Câmaras de Geologia e Engenharia de Minas, em Boa Vista

Os membros da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM) do Sistema Confea/Crea reuniram em Boa Vista, em Roraima, para uma extensa pauta de atividades.

Na pauta, discussão sobre os impactos do Projeto de Lei PL 1.024/2020, que dispõe sobre a alteração da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, na engenharia e na agronomia; Assessoria Parlamentar (APAR/Confea), Desenvolvimento do Programa de Trabalho para identificar até três atividades de risco na engenharia e na agronomia, fundamentando as escolhas com base em dados e evidências; Diagnosticar o impacto da implantação da Certidão Acervo Técnico Operacional (CATO) na modalidade, considerando a obrigatoriedade contida nos artigos 67, 88 e 122, da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, além da elaboração de um procedimento padronizado para todos os Creas para o recebimento e o processamento inicial de denúncias.

Além de questões  da modalidade em território nacional, a reunião tem como objetivo estudar, discutir e propor a implementação de providências, inclusive de cunho normativo, voltadas à uniformização de procedimentos que visem à unidade de ação no Território Nacional e à maximização da eficiência dos Creas e de suas Câmaras Especializadas, observadas as peculiaridades das respectivas jurisdições.