CREA-PA realiza primeira Sessão Plenária de 2025, empossa novos conselheiros e elege Diretoria
A cerimônia ocorreu na sede do Conselho, reunindo profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências.24 de janeiro de 2025, às 10h09 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) deu início, nesta quinta-feira (23/01), às atividades de 2025, com a realização de sua Primeira Sessão Plenária do ano, marcada pela posse de novos Conselheiros Regionais e a eleição da diretoria para conduzir os trabalhos no período.
A cerimônia ocorreu na sede do Conselho, reunindo profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, com discursos de compromisso e renovação do trabalho ético e transparente que norteia a entidade. A Engenheira Sanitarista Helena Fernandes, que falou em nome dos empossados, destacou a responsabilidade de representar a categoria e reafirmou o compromisso de defender o Código de Ética Profissional.
CONSELHEIROS EM 2025
Entre os novos representantes, os Conselheiros de diferentes Câmaras Especializadas:
- Engenharia Civil e Agrimensura (CEEC/2025): Enga. Sanitarista Helena Mendes dos Santos (Titular) e Eng. Civil Álvaro Luiz Lucas Fleury da Fonseca (Suplente), Enga. Sanitarista Glayce Gabriela Nascimento Dias (Suplente).
- Agronomia (CEAGRO/2025): Eng. Florestal. Fabiano Emmert e Eng. Agro. Augusto José da Silva Pedroso, ambos Titulares.
- Engenharia Florestal (CEEF/2025): Eng. Florestal Everton Cristo de Almeida (Titular) e os Suplentes Eng. Florestal Thiago Almeida Vieira e Eng. Florestal Alisson Rodrigo Souza Reis.
- Engenharia Elétrica e Segurança do Trabalho (CEEE/2025): Eng. De Controle e Automação Everton Ruggeri Silva Araújo (Titular) e os Suplentes Eng. Eletricistas Ricardo da Cunha Bezerra e Eng. Eletricista/Eletrônico José Augusto Furtado Real.
- Engenharia Mecânica, Metalúrgica, Naval e Química (CEEMM/2025): Eng. Mecânico Wilkson David Oliveira Matos e Eng. de Produção Leony Luis Lopes Negrão (Titulares) e Enga. de Produção Mariana Pereira Carneiro Barata (Suplente).
- Geologia e Engenharia de Minas (CEEGEM/2025): Geólogo José Maria do Nascimento Pastana, Eng. de Minas André Miranda Brito Branches, Eng. de Minas Michael José Batista dos Santos (Titulares) e Suplentes Eng. de Minas Ana Luiza Coelho Braga de Carvalho e Eng. de Minas Alan Anderson de Arruda Tino, ambos Suplentes.
O mandato de Conselheiro tem duração de três anos e é considerado honorífico, sem remuneração. Além de compor o Plenário, os Conselheiros atuam nas câmaras especializadas, as quais deliberam sobre registros profissionais, normas de fiscalização, análise de infrações e outras demandas relacionadas à legislação e ao exercício profissional.
ELEIÇÃO DA DIRETORIA PARA 2025
A plenária também foi marcada pela eleição da nova diretoria, que será responsável por conduzir as ações do CREA-PA ao longo de 2025. A Presidente Adriana Falconeri reforçou, em seu discurso, o compromisso com a transparência e legalidade nos processos do Conselho.
A nova diretoria ficou composta por:
- Presidente: Enga. Civil Adriana Falconeri
- 1º Vice-presidente: Eng. de Automação e Controle Everton Ruggeri Araújo;
- 2º Vice-presidente: Enga. Química e Segurança do Trabalho Rivetla Garcia de Souza;
- 1º Diretor Administrativo: Eng. Florestal Marlon Menezes;
- 2º Diretor Administrativo: Enga. Florestal Brenda Rúbia;
- 1º Diretor Financeiro: Eng. Sanitarista Arthur Arrais;
- 2º Diretor Financeiro: Eng. Cartógrafo Carlos Rodrigo Tanajura Caldeira.
Durante o pronunciamento de abertura, Adriana Falconeri fez referência ao Hino Nacional Brasileiro, para ressaltar a importância de valores como liberdade e igualdade na atuação da Engenharia, Agronomia e Geociências, reafirmando seu compromisso com a valorização dos profissionais e o fortalecimento da representatividade.
UM NOVO ANO DE DESAFIOS
A plenária de 2025 inaugura mais um ciclo de desafios e oportunidades para o CREA-PA. A Presidente Adriana destacou que a atuação dos Conselheiros será fundamental para manter o rigor ético, ampliar a fiscalização e contribuir para a valorização das profissões.