CREA-PA realiza Visita Técnica à primeira planta comercial da Tecnored em Marabá
A ação de fiscalização foi realizada pela equipe de fiscais do Conselho e por profissionais da área.2 de julho de 2025, às 13h58 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Desenvolvida ao longo de 35 anos, a tecnologia inovadora permite produzir o chamado gusa verde — utilizado na produção de aço — por meio da substituição do carvão por biomassa. Na última quinta-feira (26), no Distrito Industrial de Marabá, foi realizada a visita técnica e fiscalização às obras da primeira planta comercial da Tecnored. A equipe foi recepcionada pelo engenheiro de produção e responsável técnico pelo empreendimento, Ezequiel Silva, e pela analista administrativa Amanda Araújo.
Estiveram presentes o superintendente Kleber Souza; a gerente de polos e fiscalização, Mércia Amaral; o gerente de fiscalização, engenheiro civil Lucas Bezerra; a supervisora de Marabá, engenheira civil Kayna Gregório; e os agentes fiscais Ana Paula Pimentel, Manoel Vianna e Joelson Raul.
Tecnored
A Tecnored é uma subsidiária 100% da Vale, focada no desenvolvimento de um processo de produção de ferro-gusa de baixo carbono, utilizando fontes de energia como biomassa, gás de síntese e hidrogênio — que emitem menos CO₂ do que os processos tradicionais que utilizam carvão e coque.
A tecnologia Tecnored é inovadora no mercado e permite produzir o chamado gusa verde por meio da substituição do carvão metalúrgico por biomassa, reduzindo as emissões de carbono em até 100%. Essa inovação representa um passo importante na contribuição para a descarbonização da siderurgia. O gusa é matéria-prima fundamental na produção de aço.