Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-realiza-visitas-nas-maiores-distribuidoras-e-envasadoras-de-glp/>.
Acesso em 27/07/2024 às 11h45.

CREA-PA intensifica fiscalização nas distribuidoras e envasadoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)

Com o foco de identificar empresas e profissionais de prestadoras de serviço nas unidades industriais, bem como empresas que realizam o serviço de manutenção para seus clientes finais. Tais como hotéis, restaurantes e demais serviços.

3 de junho de 2024, às 13h59 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) está empenhado em garantir a segurança e qualidade no fornecimento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) no estado. Com esse objetivo, uma equipe de fiscalização liderada pelo Gerente, Kleber Santos, realizou visitas nas principais distribuidoras e envasadoras de GLP entre os dias 23 e 27 de maio deste ano.

O foco dessas visitas foi identificar empresas e profissionais prestadores de serviço nas unidades industriais, bem como aquelas que realizam manutenção para clientes finais, como hotéis, restaurantes e demais estabelecimentos.

Durante a vistoria, foram verificados o funcionamento das instalações e a conformidade com as normas técnicas vigentes. Kleber Santos ressaltou a importância dessas ações, afirmando: “Visitamos a fim de verificar o funcionamento do local, após ter realizado uma reunião com o apoio da empresa.”

Um dos pontos destacados durante as visitas foi a apresentação das Anotações de Responsabilidade Técnica dos profissionais envolvidos em todas as atividades realizadas pelas empresas, garantindo a qualidade dos serviços prestados aos clientes finais.

A parte interna da operação fica sob a responsabilidade do Consórcio Ultragaz, um sistema fortemente vistoriado para garantir sua segurança e eficiência.

Durante a ação de fiscalização, o Supervisor João Paulo enfatizou a importância dos equipamentos de inspeção para o GLP. Ele explicou: “Esses dispositivos são essenciais para verificar a segurança e qualidade do gás em residências, empresas e indústrias, evitando riscos de vazamentos ou explosões.”

Sobre as empresas visitadas:

• Ultragaz: Maior distribuidora de GLP no Brasil, com 23% de participação de mercado. Fornece gás para aproximadamente 10,5 milhões de domicílios no segmento envasado e mais de 40 mil clientes no segmento granel.
  • Super Paragás: Líder mundial na distribuição de GLP, com mais de 100 anos de experiência no setor de energia. Atua há mais de 75 anos como uma das principais distribuidoras nacionais.