Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-recebe-2o-encontro-de-coordenacao-regional-norte-do-programa-mulher-do-sistema-confea-crea-e-mutua/>.
Acesso em 22/10/2024 às 23h23.

CREA-PA recebe 2º Encontro de Coordenação Regional Norte do Programa Mulher do Sistema CONFEA/CREA e Mútua

No último dia 19 de junho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), em Belém, sediou o 2º Encontro de Coordenação Regional Norte do Programa Mulher do Sistema CONFEA/CREA e Mútua. O evento reuniu líderes e representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do Brasil.

25 de junho de 2024, às 11h34 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No último dia 19 de junho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), em Belém, sediou o 2º Encontro de Coordenação Regional Norte do Programa Mulher do Sistema CONFEA/CREA e Mútua. O evento reuniu  líderes e representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do Brasil.

Entre os participantes estavam os Presidentes dos CREAs, como a Enga. Civil Adriana Falconeri do Pará, e personalidades como a Dra. Cristina Lourenço, Vice-Presidente da OAB Belém e Conselheira Federal da OAB, que presidiu a reunião.

Presidente do CREA-PA, Eng. Civil Adriana Falconeri durante encontro.

A Enga. Carmem Nardino do ACREA; o Eng. Agro. Jorge Silva do Espirito Santo; o Eng. Lamartine Moreira de Goiás; Enga. Alzira Miranda do Amazonas; o Conselheiro Federal, Eng. Civil Joel Kruger, da Assessora do CONFEA, Enga. Poliana Kruger, a Coordenadora do Programa Mulher Norte, Enga. Agro. Lya Beirute; a Coordenadora do Programa Mulher do CREA-PA, Enga. Florestal Brenda Rubia, participaram da abertura.

A abertura do encontro proporcionou um espaço, para que os participantes pudessem discutir os desafios enfrentados pelas mulheres, nas diversas profissões abrangidas pelo sistema CONFEA/CREA e Mútua.

A presença significativa de líderes regionais e nacionais demonstrou o comprometimento com a promoção da equidade de gênero e o fortalecimento da participação feminina no setor.

Durante as deliberações das Coordenadoras do Programa Mulher, na reunião do dia 20 de junho, um dos pontos centrais foi a elaboração de uma cartilha dedicada ao combate à violência contra a mulher, uma iniciativa que será apresentada na Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) de 2024. Essa cartilha visa não apenas sensibilizar, mas também, capacitar profissionais do sistema CONFEA/CREA e Mútua, para lidar com questões sensíveis e urgentes relacionadas à violência de gênero.

A Coordenadora do Programa Mulher do CREA-PA, Enga. Florestal Brenda Rubia, ressaltou a importância de iniciativas como esta, para promover um ambiente mais inclusivo e seguro para as mulheres que atuam nas áreas técnicas e profissionais abrangidas pelo sistema. Além disso, a presença de representantes de diversos estados fortaleceu a colaboração regional e o intercâmbio de experiências entre os participantes.

O 2º Encontro de Coordenação Regional Norte do Programa Mulher destaca como um momento crucial para o avanço das políticas de igualdade de gênero e para a construção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso para profissionais do Sistema.