Disponível em <https://creapa.org.br/crea-pa-reforca-importancia-dos-profissionais-das-engenharias-para-a-sociedade/>.
Acesso em 27/07/2024 às 12h19.

CREA-PA reforça importância dos profissionais das engenharias para a sociedade

Nesta segunda-feira, 11 de dezembro, é comemorado o Dia do Engenheiro, data dedicada a homenagear os profissionais que desempenham um papel vital no desenvolvimento e progresso da sociedade.

11 de dezembro de 2023, às 14h52 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Engenharia é a propulsora do desenvolvimento, pois aplica os conhecimentos técnicos e científicos com o intuito de criar e otimizar novas ferramentas, métodos, processos, desenvolver novas tecnologias, corrigir falhas nos procedimentos ou produtos. Nesta segunda-feira, 11, é comemorado o Dia do Engenheiro, data dedicada a homenagear os profissionais que desempenham um papel vital no desenvolvimento e progresso da sociedade.

A profissão foi regulamentada no Brasil através do decreto 23.569, de 1933, que também criou o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura, responsáveis pela fiscalização da profissão.

Presidente Adriana Falconeri durante discurso na Sessão Solene dos 89 anos do CREA-PA
Presidente Adriana Falconeri durante Sessão Solene dos 89 anos do CREA-PA

De acordo com a presidente do CREA-PA, Eng. Civil Adriana Falconeri, a profissão de engenheiro está envolvida em todas as áreas de atuação humana, e é um dos pilares do desenvolvimento tecnológico, social e econômico da sociedade. “Somos responsáveis pelo saneamento, pela mobilidade urbana, pela conservação do meio ambiente e pela mineração. Eles estão presentes na conservação das florestas, nos hospitais, repletos de aparelhos complexos desenvolvidos por profissionais da engenharia.

Engenheiro Sanitarista e Ambiental Arthur Arraes
Engenheiro Sanitarista e Ambiental Arthur Arraes na Estação de Tratamento de Água (ETA) Bolonha

O engenheiro do quadro efetivo da Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), que gerencia o Setor de Controle e Qualidade, Arthur Arraes, teve trabalhos premiados no 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em maio deste ano, em Belo Horizonte (MG). Os trabalhos colaboraram para o melhoramento da engenharia sanitária e ambiental do País. “O saneamento básico é intrínseco à saúde mediante a promoção do bem-estar social e da prevenção às doenças decorrentes da ausência do mesmo.Entende-se que o profissional da engenharia sanitária e ambiental é imprescindível para a qualidade de vida da sociedade paraense”, disse.

Engenheiro Civil Márcio Freitas em reunião com famílias cadastradas na SEHAB.

Para o diretor de Programas e Projetos Habitacionais da Secretaria de Habitação do Município de Belém – SEHAB, Engenheiro Civil Marcio Freitas, considera que a  engenharia vai além da construção civil, “ela perpassa pelo desenvolvimento social, econômico e de políticas ambientais, sendo essencial para o desenvolvimento sustentável e soberano da nação Brasileira”, destacou Márcio.

O Empresário, fundador do Grupo SAMNIT, criador da estratégia REDE SÃ e do Instituto SANULUS de educação popular, Engenheiro Sanitarista Josué Rocha, prestou consultoria para diversas empresas públicas e privadas, e já promoveu inúmeros treinamentos objetivando o desenvolvimento de carreiras e negócios na Amazônia relacionados a saúde ambiental. Ele foi eleito Diretor Geral da Mútua-PA nas eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua em novembro deste ano. “Nossa luta não é física e não é contra o outro, mas sim contra ideias e comportamentos destrutivos que ameaçam nosso ecossistema. Todos os dias, buscamos a vitória no campo das ideias, contribuindo para a criação de ambientes saudáveis, inclusive numa dimensão emocional,” declarou.

Engenheiro Sanitarista Josué Rocha