CREA-PA reforça o compromisso na regularidade de empresas durante a fiscalização de Caldeiras
O Agente Fiscal do Conselho, Laércio Anastácio, afirma que o papel do CREA é garantir que trabalho deve ser acompanhado por um profissional habilitado.28 de março de 2025, às 8h38 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Em Altamira foi realizada, nesta quarta-feira (26), uma ação de fiscalização em fábricas que utilizam Caldeiras para o seu trabalho. O Agente Fiscal, Laércio Anastácio, acompanhou a ação e verificou sobre a inspeção anual da caldeira, conforme recomendado na norma NR 13 , a qual é executada por um profissional de Engenharia da modalidade Mecânica.
O gerente da fábrica, Adeílson, informou que tal inspeção foi realizada no dia anterior, por uma empresa, no caso a fabricante do equipamento, e que costumeiramente faz inspeção periódica. Já a função do CREA é garantir que trabalho deve ser acompanhado por um profissional habilitado, e fica por conta dos Agentes Fiscais do Conselho de verificar a regularidade da empresa, sendo parte do relatório fiscal.
Norma NR 13 – Caldeiras, Vasos de pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento
Segundo os itens 13.1.1 e 13.1.2 apresenta o objetivo desta Norma Regulamentadora, definindo que:
NR é estabelecer requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando a segurança e saúde dos trabalhadores. O empregador é o responsável pela adoção das medidas determinadas nesta NR.
O CREA-PA visa ser referência como Conselho de Classe, por meio da fiscalização, do apoio e da valorização do profissional perante a sociedade.